Notícias

Segurança: Codese e autoridades abordam tema na Fundação Tiradentes

IMG_20161014_084427765A Fundação Tiradentes sediou na manhã desta sexta-feira, 14, a solenidade de apresentação do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia (Codese) a autoridades que executam a Segurança Pública em Goiás. A Fundação é membro da Câmara Técnica de Segurança do Codese e foi anfitriã da entrega da publicação Goiânia 2033 – O Centenário, produzida pelo Conselho, às autoridades e a vereadores militares recém-eleitos em Goiânia.

O presidente do Codese, Renato de Sousa Correia, fez uma explanação sobre o Conselho e enfatizou a importância da valorização do trabalho dos agentes da segurança pública dentro do contexto do planejamento de uma Goiânia melhor no futuro. Também mostrou como o Codese se articula, suas Câmaras Técnicas e nominou as demais instituições que o compõe, várias das quais com representantes no evento.

O Comandante-Geral da Polícia Militar de Goiás, Coronel Divino Alves de Oliveira, recebeu a publicação. Ele destacou a importância de o Codese ter instituído uma Câmara Técnica para tratar estratégica e planejadamente da questão da Segurança “com propostas para que tenhamos melhor qualidade de vida, quem dera, antes do centenário de Goiânia”.

Ele falou ainda sobre a necessidade de investimentos em segurança, de mudar legislações e de trabalho integrado entre as forças de segurança, “porque não basta apenas colocar policiais nas ruas, se não houver sinergia”. Por fim, parabenizou pela iniciativa e antecipou que gostaria que o Conselho se reunisse com os comandantes de unidade de Goiânia para levar a todos o que tem sido discutido na sua Câmara Técnica de Segurança, assim como o conteúdo do compêndio que foi entregue.

Ao receber a publicação do Codese, o vereador eleito nas eleições do dia 2, Sargento Novandir, disse que as portas do seu gabinete na Câmara Municipal de Goiânia estarão abertas para o Conselho.

IMG_20161014_084501041

Também eleito agora, o vereador Cabo Senna, igualmente se antecipou em confirmar que está à disposição para tratar dos temas da área que o Codese propuser. Ele parabenizou pela criação do Conselho e citou a necessidade de fortalecer as corporações para mudar uma noção recorrente de que parte da sociedade tem dificuldade para aceitar e gostar da Polícia Militar, “quando na verdade ela se faz presente em tantas ações positivas para a sociedade”.

Vivendo um momento de comemoração interna na Fundação Tiradentes, devido à instituição ter atingido a nota máxima em sua última prestação de contas ao Ministério Público, o Diretor-Presidente da instituição, Tenente-Coronel Cleber Aparecido Santos, fez questão de dividir com os presentes o motivo do contentamento: “Ficamos em 1º lugar”. Ele historiou rapidamente aos civis presentes o que a Fundação tem feito ao longo dos seus 13 anos de existência para atender os policiais militares da ativa, inativos, pensionistas e os dependentes destes.

O motivo de a Fundação Tiradentes integrar o Codese, assim como ser a anfitriã do evento, explicou, tem ligação íntima com a insegurança que incomoda o restante da sociedade, vitimando muito os beneficiários da instituição. “A Fundação assiste policiais feridos ou doentes e suas famílias, na maioria das vezes resultado da violência que eles têm a missão de combater”.

E aproveitou para enfatizar que a instituição tem se posicionado estrategicamente sobre assuntos que defende, tais como os Colégios Militares, que a inspiraram no projeto da Faculdade da Polícia Militar, e o Ciclo Completo de Polícia, uma  realidade em outros estados, com a Polícia Militar registrando ocorrências de menor potencial ofensivo e com isto agilizando a vida de famílias, empresários e toda a sociedade.

Também estiveram na mesa do evento o Secretário Chefe da Casa Militar do Governo de Goiás, Coronel Adailton Florentino do Nascimento, o Subcomandante-Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Divino Aparecido de Melo e o Subcomandante-Geral da PMGO, Coronel Carlos Antônio Borges.

Prestigiaram o evento: dirigentes de associações, empresas e instituições que pertencem ao Codese, comandantes de unidades da PMGO, presidentes das entidades de classe dos Militares, membros dos Conselhos Fiscal e de Curadores da Fundação Tiradentes, Docentes da Faculdade da Polícia Militar, diretores e gerentes da Fundação.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo