Notícias

Secretaria de Segurança Pública apresenta resultados positivos de 2019

A Fundação Tiradentes sediou, na manhã desta segunda-feira (27), a reunião de nível 1 da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás. O propósito do evento foi apresentar as ações realizadas em 2019, passar orientações as polícias sobre a Lei de Abuso de Autoridade (Lei 13.869/2019), e alinhar as metas para o 1º trimestre de 2020.

Estavam presentes o Excelentíssimo Sr. Governador Ronaldo Caiado, o Secretário de Segurança Pública Sr. Rodney Miranda, o Subsecretário de Segurança Pública Geraldo Scarpellini, Comandante Geral da Polícia Militar Coronel Renato Brum, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Coronel Esmeraldino Jacinto Lemos, Delegado Geral da Polícia Civil Odair José Soares, Diretor Geral de Administração Penitenciária Coronel Wellington Urzeda, Superintendente da Polícia Técnico-Científica Marcos Egberto, e Diretor Presidente da Fundação Tiradentes Tenente Coronel Cleber Aparecido Santos.
O Secretário de Segurança Pública apresentou os resultados para os participantes e ressaltou que “todos os crimes violentos apresentaram quedas históricas em 2019”, afirmou Rodney Miranda. Entre as principais quedas, está a redução de 21,8% em homicídios e de 39,3% em casos de lesão corporal seguida de morte. Latrocínios, por sua vez, diminuíram em 43,8%.

 

Veja os resultados:
Homicídios – 21,8%
Lesão corporal seguida de morte – 39,3%
Latrocínios – 43,8%
Roubos de veículos – 57,89%
Roubos a transeuntes – 45,88%
Roubos de carga – 59,82%
Roubos a comércios – 39,35%
Roubos a residências – 8,7%
Roubos a instituições financeiras – 83,33%

Além dos resultados positivos das Polícias, o Corpo de Bombeiros Militar também apresentou números relevantes em 2019. A corporação realizou 79.513 resgates, o que representa um aumento de 7,22%. Aumentou também em 76,4% o número de ações preventivas. A corporação combateu, ainda, 13.009 incêndios e realizou 16.670 ações de busca e salvamento.

Gratidão à Polícia

Após apresentar os resultados de 2019, o Governador Ronaldo Caiado pronunciou-se sobre o empenho de todas as tropas “Tenho total gratidão pelas pessoas que nos ajudam a reconstruir o Estado. E, neste sentido, as forças policiais contribuíram para mudar a realidade de Goiás”, elogiou.

Ronaldo Caiado destacou a importância da Polícia Militar em eliminar a criminalidade e o tráfico de drogas no Estado de Goiás. Ele revelou que nenhum estado brasileiro conseguiu resultados tão expressivos quanto Goiás. “É algo histórico. A inteligência das forças policiais está totalmente integrada. Para melhorar ainda mais o combate à criminalidade, vamos investir constantemente na formação dos agentes de segurança pública e equipá-los”.

Além dos assuntos relacionados à Segurança Pública do Estado, o Governador ressaltou que a queda nos números de violência influencia nos resultados positivos nas demais áreas como educação e saúde. Na ocasião, dirigiu uma palavra de apoio ao Diretor Presidente da Fundação Tiradentes e Diretor Geral da Faculdade da Polícia Militar (FPM), Ten Cel Cleber A. Santos, sobre os novos projetos da Faculdade para o ano de 2020.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo