Notícias

Secretária de Educação aplaude criação de faculdade por Fundação Tiradentes

IMG_20150313_120540914O processo para a criação da Faculdade da Polícia Militar foi motivo de elogios e otimismo pela secretária Estadual de Educação, Rachel Teixeira. As autorizações para implantação foram pleiteadas este ano pela Fundação Tiradentes junto ao Ministério Público (uma exigência por ser fundação) e junto ao Ministério da Educação.

“Estou surpresa com a novidade positiva”, afirmou ela durante evento no Colégio Militar Vasco dos Reis. Rachel Teixeira, em uma gestão anterior como secretária de Educação, autorizou a implantação do primeiro colégio militar goiano, justamente o Vasco dos Reis, unidade que agora tende a abrigar parte da faculdade. Esta informação também foi aplaudida pela secretária: “Agora terei a honra de ver a faculdade sugir. É meritório”.

Ela sinalizou que devem deslanchar as tratativas visando uma cooperação formal no sentido de autorizar o funcionamento de salas de aula da futura faculdade dentro do Vasco dos Reis. Além desta unidade, a sede da Fundação Tiradentes, no Centro, vai abrigar parte dos cursos que foram pleiteados ao MEC, e o Hospital do Policial Militar (HPM), na Cidade Jardim, uma outra parte, além de laboratórios.

“Os colégios militares oferecem uma formação sólida, não apenas de conhecimento, mas também de caráter, disciplina, habilidades e competência. Continuar esse ensino na fase superior é um ganho muito grande para Goiás”, afirmou a secretária. Rachel Teixeira salientou que o Plano Nacional de Educação prevê que 30% da população brasileira deve ter curso superior, “no entanto, não temos número de instituições suficiente para isso”.

O olhar técnico da secretária, que é educadora, na opinião do Diretor de Ensino da Polícia Militar, coronel Júlio César Motta (foto abaixo), dá ainda mais confiança ao projeto da Fundação Tiradentes. “Ela confia no modelo de gestão dos colégios militares, que será seguido pela Faculdade”, observou.

IMG_20150313_115911318

Segundo Motta, está em estudo a forma de alteração do termo de cooperação já existente para o uso do Vasco dos Reis, possibilitando a utilização da unidade pela Faculdade. O comandante do Colégio Militar Vasco dos Reis, tenente-coronel Marco Antônio, agora vive essa expectativa.

Nesta sexta-feira a direção do colégio recebeu o comandante-geral da PM, coronel Sílvio Benedito, o diretor-presidente da Fundação Tiradentes, tenente-coronel Cleber Aparecido Santos, o diretor de Ensino da PM, e várias autoridades militares, além de educadores e outros civis, durante a entrega de várias adequações e melhorias no Vasco dos Reis realizadas pela corporação. A escola é frequentada por 2.090 alunos da segunda fase do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo