Notícias

Número de Colégios Militares avança para 45 unidades

colegiomilitar3
Foto: Goiás Agora

O Estado de Goiás terá mais dez Colégios da Polícia Militar, totalizando 45 instituições sob a responsabilidade da corporação. O anúncio foi feito pelo Comando de Ensino da PMGO e está em reportagem publicada no site governamental Goiás Agora nesta quinta-feira, 15. Segundo divulgado, as unidades estão em fase de implantação nos municípios de Águas Lindas de Goiás, Goianápolis, Itapuranga, Luziânia, Mineiros, Pontalina, Santa Helena de Goiás, São Luís de Montes Belos, São Miguel do Araguaia e Vianópolis, abrangendo diferentes regiões do Estado.

A reportagem informa que o comandante de Ensino da PM, coronel Anésio Barbosa Júnior, justifica com resposta ao grande interesse manifestado pela sociedade a política de expansão desse modelo educacional. “Houve uma procura e aceitação muito grande por parte da sociedade. O diferencial das escolas militares é a busca pela melhoria do ensino com a participação efetiva da comunidade, na tentativa de identificar e resolver os problemas e desenvolver as melhores práticas educacionais”, declarou ao site.

A Fundação Tiradentes celebra a informação, destacando que se inspira no modelo de ensino dos CPMGs para iniciar este ano ainda as aulas na Faculdade da Polícia Militar (FPM), instituição privada, que já teve todos os seus cursos iniciais aprovados pelo Ministério da Educação, com nota 4, de no máximo 5.

Ao site Anésio Barbosa explicou os passos desse processo, que iniciam com a realização de um estudo de situação junto à comunidade: “O governo estadual aciona o Comando de Ensino da PM, que identifica as características e potencialidades da escola para que este desejo se torne realidade e faz uma consulta por meio de reuniões”.

Um aspecto decisivo é que o índice de aprovação não deve ser inferior a 80%. De acordo com a entrevista, nas 35 instituições existentes hoje e distribuídas em 26 municípios goianos, a escolha foi por aclamação. É importante destacar que as instituições não são construídas, mas passam por um processo de adaptação, transição para o novo modelo de ensino. Esta mudança, inclusive, deve, necessariamente, ser tratada por meio de projeto de lei, a ser aprovada na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. E esta etapa já foi vencida nas dez novas unidades.

O Comandante de Ensino informou ao Goiás Agora que a fase atual é de formar as equipes para encampar o projeto. Para preencher os quadros, é preciso ter pelo menos 16 policiais militares por cada unidade. Essa missão será exercida por policiais aposentados que tenham interesse em retomar as atividades e prestarem sua parcela de contribuição com a iniciativa. A expectativa é de que as instituições já sejam geridas pela corporação no ano letivo de 2018.

O site divulgou a evolução do modelo de ensino, que foi se expandindo gradativamente a partir de 2013, quando haviam apenas seis unidades em todo o estado. Naquele ano, houve o acréscimo de 12 unidades e foram mais 9 entre 2014 e 2015, além de oito em 2016. Atualmente, cerca de 40 mil estudantes cursam a segunda fase do ensino fundamental e o ensino médio nas 35 unidades geridas pela PM.

O ingresso de novos alunos se dá por sorteio das vagas. O conteúdo curricular das instituições é praticamente o mesmo, distinguindo-se pela oferta das matérias de Civismo e Cidadania, ministradas por militares que ensinam valores humanos e a disciplina no dia a dia. ”Mas não há nenhum processo de castração nem limitação dos alunos”, observa.

Os PMs exercem funções administrativas, como fazer as chamadas dos alunos e o contato com os pais, visando, segundo ele, à otimização de resultados, já que os professores podem se dedicar mais às atividades em sala de aula.

Sucesso no Enem
Ainda segundo o site, o Coronel Anésio Barbosa avalia que o desempenho no ranking do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 em Goiás comprova que o projeto pedagógico adotado pela PMGO, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduce), está no caminho certo. No levantamento os colégios militares ocupam os cinco primeiros lugares da rede estadual de ensino.

Confira o ranking divulgado pelo Goiás Agora com a pontuação média geral dos alunos por unidade:

  1. Colégio Cézar Toledo, em Anápolis, com 545 pontos;
  2. Colégio Hugo de Carvalho Ramos, em Goiânia, com 543 pontos;
  3. Colégio Carlos Cunha, em Rio Verde, com 539 pontos;
  4. Colégio Vasco dos Reis, em Goiânia, com 534 pontos;
  5. Colégio Dionária Rocha, em Itumbiara, com 517 pontos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo