Assistência à SaúdeFarmacêuticoNotícias

Doação de Medicamentos na Farmácia Hospitalar do HPM

A Fundação Tiradentes, por meio do HPM – Hospital do Policial Militar, disponibiliza aos seus beneficiários, o programa de doação de medicamentos na Farmácia Hospitalar do HPM.  Esses medicamentos são amostras disponibilizadas aos médicos do complexo de saúde por representantes de indústrias farmacêuticas, doados aos pacientes antes de expirar o prazo de validade e com autorização da vigilância sanitária. Para compreender melhor esse benefício, foi realizada entrevista com a farmacêutica e responsável técnica pela farmácia hospitalar do HPM, Capitão QOSPM Eliene Amorim.

De acordo com a Capitão Eliene Amorim, esse benefício tem como objetivo, evitar o desperdício dos medicamentos, assim “… a farmácia recolhe as medicações para fazer a dispensação aos pacientes, com o objetivo de que não percam a validade. Com a perda da validade, o medicamento tem que ser encaminhado à empresa específica para fazer a incineração, o que gera ônus para a Fundação Tiradentes”, relata a farmacêutica.

O repasse da medicação é feito, sem ônus para o paciente, desde que o medicamento esteja disponível. Alguns medicamentos precisam de prescrição médica, outros não. Em caso da necessidade de prescrição médica, o paciente deve apresentar a receita para receber a medicação, procedimento normal nesse segmento.

No caso do paciente que tem uso ininterrupto de alguma medicação, o médico já prescreve na receita como uso contínuo. Nesse caso, a dispensação pode ser feita sem a receita, pois “… em todas as situações, é assinado o Termo de Medicamentos Doados – Amostra Grátis, comprovando o recebimento como doação, ou seja, não existe a venda do medicamento”, complementa a Capitão Eliene.

 

DIVULGAÇÃO DA DOAÇÃO DE MEDICAMENTOS – FARMÁCIA HOSPITALAR/HPM

As doações de medicamentos são divulgadas, principalmente nos sites da Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO) e Grupos de WhatsApp da Corporação.  Como cada categoria na polícia militar, tem seus grupos próprios, a divulgação é feita para diversas unidades e, dessa forma, a comunicação atinge praticamente o estado de Goiás inteiro.

De acordo com a farmacêutica, capitão PM Eliene Amorim, “… a divulgação é uma reação em cadeia. Além disso, o beneficiário também poderá entrar em contato com a farmácia do HPM e obter todas as informações sobre a existência ou não de medicamentos”.

 

KITS DE MEDICAMENTOS – COVID-19 ADQUIRIDOS PELA FUNDAÇÃO TIRADENTES

A Fundação Tiradentes presta um serviço essencial aos militares e seus dependentes nesse momento de pandemia. No início desta, o kit de medicamentos voltado à Covid-19 não estava disponível no mercado para venda, e só era encontrado na farmácia do HPM. Para que a manipulação desses medicamentos fosse feita, a Fundação adquiriu os insumos fora do estado.

Com isso, os beneficiários vinham do interior do estado, se deslocavam até o Hospital do Policial Militar (HPM) para adquirir o kit de medicação, que na época, só existia no ambiente hospitalar.

A Capitão e farmacêutica Eliene Amorim, acrescenta ainda que “… atualmente, está mais fácil o acesso a essas medicações, pois o kit já é encontrado em drogarias, e assim, nos dá tranquilidade, pois o paciente não fica descoberto. No início, era totalmente dependente do HPM, pois não se encontrava o kit de medicamentos fora dele. O papel da Fundação no fornecimento desse kit, até hoje, foi extremamente importante, ofertando todo o suporte necessário”.

Além do kit de medicamentos, a Fundação realizou ainda, a aquisição da Enoxaparina, medicamento injetável, voltado a outras fases da doença, com a cobertura do IPASGO. Essa medicação é somente para uso hospitalar, e na maioria das unidades de saúde não é encontrada. Conforme esclarece a farmacêutica: “… o paciente providencia a guia (com o IPASGO) para receber essa medicação, exclusiva para uso hospitalar, a qual é ministrada por 10 dias seguidos no pronto-atendimento. É utilizada em uma fase mais aguda da doença, e previne futuras formações de coágulos, tromboses, etc. Além da Enoxaparina, é importante acrescentar que, até uso de base de oxigênio já foi liberado no HPM para o tratamento a pacientes infectados pela Covid-19”.

PROGRAMA CONTRA O TABAGISMO

O Hospital do Policial Militar disponibiliza ainda, o Programa contra o tabagismo. Programa idealizado pelo Ministério da Saúde, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, que tem um nível considerável de adesão.

Durante o programa, o paciente é acompanhado por diversos profissionais da saúde, ao longo de todo o tratamento, como por exemplo, psicólogos, nutricionistas e médicos. É fornecido ao paciente em tratamento, a medicação oral, para controle da ansiedade, e ainda o adesivo tópico nas suas várias concentrações.

O Hospital do Policial Militar, como unidade de saúde, tem acesso ao programa e disponibiliza, na Farmácia Hospitalar, as medicações necessárias. “Mesmo com recaídas, durante o tratamento, as chances de sucesso para parar de fumar, aumentam”, afirma a farmacêutica.

SUPORTE AO PRONTO-SOCORRO – HPM

Além de fornecer medicações e insumos para os departamentos de oftalmologia, odontologia e laboratório de análises clínicas, a principal função da farmácia hospitalar do HPM é suprir e dar suporte ao pronto-socorro com medicamentos, através do pronto-atendimento, para os pacientes em observação.

Para ter acesso as doações de medicamentos, ao programa contra o tabagismo, ou obter mais informações sobre a Farmácia Hospitalar do HPM, basta entrar em contato através do número: (62) 3235-6165.

Policial Militar, conte com a Fundação Tiradentes!

Fonte: Comunicação/FT.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo