Assistência à SaúdeNotícias

Cresce a procura por Serviço de atendimento psicológico

Pesquisas e estudos nacionais e internacionais evidenciam o aumento significativo na procura deste serviço a partir da Pandemia

Pesquisa realizada no Brasil e em outros 29 países, revelou dados preocupantes sobre a piora da saúde mental das pessoas ao longo da pandemia. De acordo com o Instituto Ipsos, a terceira maior empresa de pesquisa do mundo, 53% das pessoas entrevistadas aqui no país, afirmaram que, tiveram algum comprometimento psicológico desde o surgimento da COVID-19. Um estudo feito pela Associação Brasileira de Psicologia da Saúde revelou que, mais de 80% dos psicólogos tiveram aumento de demanda de pacientes durante a pandemia.

Doenças como ansiedade e depressão têm sido mais relatadas pelos brasileiros, assim como a procura por atendimento psicológico, tanto da rede pública, como na privada. O Brasil se tornou o quinto país no ranking mundial onde as pessoas mais sentiram os efeitos da pandemia, como a perda de amigos e familiares, medo da morte ou até mesmo o isolamento social.

Acompanhando as necessidades de seus beneficiários, a Fundação Tiradentes ampliou o serviço de atendimento psicológico, inicialmente, direcionado aos dependentes dos militares.  O serviço começou a ser oferecido em janeiro deste ano, na sede institucional, e ao completar 5 (cinco) meses, já foram mais de 234 atendimentos realizados. As sessões de terapia são destinadas aos adultos, além de crianças e adolescentes filhos dos militares, beneficiários da Fundação.

Para a psicóloga responsável pelos atendimentos e professora de psicologia, Raquel Corrêa Soares Ferreira Messias, antes da pandemia, o modo de vida moderno já exigia muito da nossa saúde mental. “Já eram comuns quadros de ansiedade e depressão, porque no trabalho temos cada vez mais tarefas, estamos sempre no trânsito congestionado e tentando nos adequar às exigências da nossa sociedade, quanto a ter uma boa forma física e uma vida interessante. Com a pandemia percebemos uma piora na saúde mental das pessoas em todas as idades, mesmo naquelas que nunca haviam antes apresentado transtornos mentais. Nesse momento de grande estresse, é necessário procurar a ajuda de um psicólogo, porque ele é o profissional capacitado para acolher e acompanhar as pessoas que apresentam algum nível de desconforto emocional ou social após a pandemia. O psicólogo fará uma avaliação de toda situação e um acompanhamento do quadro para que esse indivíduo possa recuperar o seu bem-estar físico e mental, recuperar sua qualidade de vida”.

Para quem está sofrendo com os impactos emocionais, esperar pode não ser uma opção. A Fundação Tiradentes disponibiliza o serviço de consulta e psicoterapias de segunda à sexta-feira.  Maiores informações podem ser obtidas através do WhatsApp (62) 3269 3304 e (62) 3269 3304.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo