Notícias

Convívio com amigos e familiares tem contribuição fundamental para a qualidade de vida e plena saúde metal

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a depressão deve se tornar a doença mais comum do mundo até o ano de 2030, inclusive, 60% das pessoas com a enfermidade não contam com o tratamento adequado. Principalmente em tempos difíceis, como na pandemia, o suporte de amigos e da família assumiu um papel de protagonismo no processo de recuperação e fortalecimento da saúde mental de grande parte dos brasileiros.

 

Para Raquel Corrêa, psicóloga da Fundação Tiradentes, durante a pandemia, crianças e adolescentes tiveram um déficit nas habilidades de socialização e aprendizagem, e isso tem gerado ansiedade, tristeza e esgotamento. “Se nós pensarmos em uma criança de quatro anos, por exemplo, ela passou a metade da vida na pandemia, sem as atividades que normalmente teria. Assim, essa criança não se desenvolveu socialmente da forma esperada. E o mesmo acontece com os adultos que tiveram que se afastar dos grupos sociais, tiveram a rotina alterada e muitos perderam pessoas queridas”, explica a psicóloga.

 

Os especialistas apontam que a volta das reuniões familiares e dos encontros com os amigos, são os primeiros passos para recobrar a plenitude da saúde mental. A família deve ser um âmbito de acolhimento e proteção, seja qual for a sua estrutura de formação. Desde pequenos, é na família que aprendemos a seguir regras e entender quem somos, nossos próprios sentimentos e também como demonstrar afeto. Para Raquel Messias, uma família saudável, do ponto de vista emocional, reduz a probabilidade de transtornos mentais em seus membros. Sendo assim, toda atividade que vise a prevenção e a promoção da saúde mental, deve englobar a família.

 

Além disso, uma rede social fortalecida, formada por amigos, ajuda o indivíduo de qualquer idade a enfrentar os dilemas da vida. “Muitas vezes é nos amigos que encontramos uma escuta acolhedora e sem julgamentos. Os amigos também são geralmente os primeiros a identificar sinais de solidão, isolamento e depressão. E por fim, é tanto na convivência com a família, quanto na convivência com os amigos, que criamos ‘ilhas’ de satisfação e relaxamento dentro da nossa rotina. Esses momentos são de grande importância para a manutenção do equilíbrio mental e emocional”, acredita a psicóloga da FT.

 

Além dos familiares e de grupos de amigos, o olhar de um especialista também auxilia na melhoria da saúde mental e na qualidade de vida. Pensando nisso, a Fundação Tiradentes oferece atendimento psicológico para os beneficiários, de todas as idades. O serviço é prestado na sede da FT, de segunda a sexta-feira. Mais informações podem ser obtidas através do WhatsApp (62) 3269 3304.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo