Galeria de FotosNotícias

Saúde dos militares: Vasta programação científica é marca de congresso

DSC_9960A programação científica do XX Congresso da Associação Brasileira de Saúde das Polícias Militares e Bombeiros Militares avançou nesta sexta-feira, 29, em Rio Quente, onde se concentram 200 congressistas médicos, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais e de outras áreas ligadas à saúde, de 20 estados. Um dos temas centrais foi a palestra “Experiência em Juntas Médicas Militares”, ministrada pelo Tenente-Coronel Marcus N. Borges, da PM de Goiás (PMGO), e pelo Capitão Ismar de Rezende Júnior, da PM do Tocantins (PMTO). Paralelamente, transcorre o III Encontro de Saúde Mental visando o diálogo multiprofissional da área afim para maiores visibilidade e reflexões sobre o tema (leia mais ao final).

O Presidente da Fundação Tiradentes, instituição que apoia o evento, Tenente-Coronel Cleber Aparecido Santos, prestigiou a palestra. Todos os congressistas da Polícia Militar de Goiás (PMGO) fazem parte do quadro de saúde do Hospital do Policial Militar (HPM), administrado pela Fundação Tiradentes.

Veja nos tópicos abaixo como os temas foram tratados

Medicina

Os temas específicos da área de medicina foram apresentados na Sala A. O primeiro foi “Saúde da mulher: prevenção ginecológica e de câncer de mama nas corporações”, ministrada pelo Major Frederico Faria, também da PMGO.

Em seguida, o palestrante Coronel Rômulo Capello Teixeira do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro (CBMRJ) falou sobre o tema “Hospitais Militares são necessários?”. Houve também apresentações sobre “Atividades Físicas regulamentadas e suas repercussões em: Dislipidemias, obesidade e diabetes mellitus”, ministrada pela Capitão Ana Maria Pontineri Nassar – PMGO. “Cardiopatias e hipertensão arterial” pelo Tenente Arthur Alves Rocha – PMGO e “Lesões Ortopédicas” com o Capitão Marcos Rassi Fernandes – PMGO.

 Odontologia

 Na Sala B foram apresentadas palestras na área odontológica. Tenente-Coronel Rosana Maria Guimarães Manso, Chefe do Serviço Odontológico da PMGO, proferiu a palestra “Organização, controle e economia de material de consumo nas clínicas odontológicas”. Na ocasião, ela expôs como é feito o controle dos materiais usados no Serviço Odontológico onde atua, com o objetivo de evitar desperdícios e gerar economia. Ela destacou a importância deste trabalho que ela implantou juntamente com o Setor de Compras da Fundação Tiradentes, administradora da unidade.

Em sequência, a Coronel Tânia Pereira dos Reis Aguiar da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) discorreu sobre a “Odontologia na PMMG”. Depois, o tema “Pronto Atendimento no Serviço Odontológico da PMGO”, foi tratado pelo Major Carlos Humberto Matos de Araújo, seguido do palestrante Capitão Maximiliano Schunke Gomes.

 Para finalizar a parte da manhã da área a Tenente-Coronel Vânia de Fátima Duarte Batista, Chefe do Departamento Odontológico em Saúde Coletiva da PMGO, apresentou o tema “Formas de acesso ao tratamento odontológico x Demanda reprimida – pontos positivos e negativos”; onde explicou sobre os procedimentos que os policiais militares e seus dependentes devem passar para terem acesso aos serviços oferecidos pela odontologia.

 Multiprofissional

Os multiprofissionais de saúde apresentaram na Sala C os trabalhos realizados em prol do bem-estar mental e físico dos policiais militares. A Chefe do Departamento de Assistência Social do HPM, Major Vânia Maria Alencar, apresentou os benefícios que o Programa de Atenção Integral a Saúde do Policial Militar – Qualidade de Vida (PAISPM – QVT) traz à corporação de Goiás.  Já a Tenente Adriana Oliveira Dias, da Polícia do Rio Grande do Norte, expôs sobre o Programa de Qualidade de Vida no Trabalho que ela e sua equipe realizam aos militares do seu estado.

Cada vez mais, as corporações têm se preocupado com o processo de desligamento do policial da ativa. Por isso, o Dr. Alfredo S’antanna Rocha do CBMGO apresentou o “Programa de Preparação para a Inatividade”, destacando as ações realizadas pelos bombeiros quando um membro da corporação vai para a reserva.

Major Sandra Maria Diniz, Chefe do Serviço de Enfermagem do HPM, proferiu a palestra: “Gestão da Qualidade: Relato de experiência no processo de implantação”; e a Chefe do Serviço de Farmácia do Complexo de Saúde, Major Cárita Régina Freire, falou sobre “Tabagismo: controle e tratamento”.

 Os projetos PAISPM e Tabagismo contam com o apoio da Fundação Tiradentes.

III Encontro de Saúde Metal

Em conjunto ao XX Congresso da Associação Brasileira de Saúde das Polícias Militares e Bombeiros Militares, está sendo realizado o III Encontro de Saúde Mental. O objetivo é reunir profissionais militares com o intuito de ampliar a visibilidade e as reflexões sobre temas como estresse pós-traumático, por exemplo.  As palestras estão acontecendo na Sala D.

E foram as Capitãs Larissa Paes de Oliveira Soares – PM de Alagoas (PMAL) e Letícia de Sousa Moreira (PMTO), que transmitiram suas experiências sobre protocolos de atendimento nos casos de transtorno do estresse pós-traumático. Adiante, o Tenente Thiago Cezar da Fonseca, da PMGO, e a Capitão Marcela dos Santos Reis – PM de Rio de Janeiro (PMRJ) trataram de “Intervenções preventivas no suicídio”.

“Avaliação de saúde mental no meio militar: imputabilidade penal” com o Tenente José Maria Aranha – PMGO; “Avaliação laborativa do militar e suas peculiaridades” com Tenente Vinícius Martins da Cunha; “Processo Prospectivo de Avaliação para restituição do Porte de Armas com a Sargento Augusta Nóbrega de Oliveira – PMGO” e “Ações psicológicas em situações pontuais das corporações militares” com as Capitãs da PMRJ, Bianca Santanna Cirilo e Ana Cristina Ferreira de Lacerda; e Tenentes da PMGO Denise Michelle de Lima e Mariana Inácio.

 À tarde a programação continua com a apresentação de temas livres.

 Confira:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo