Notícias

Proerd forma 5 mil alunos

Proerd

Na última semana, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que tem o apoio da Fundação Tiradentes, formou 5 mil crianças e pré-adolescentes entre 9 e 12 anos de idade. São alunos de 46 escolas de Goiânia, das quais 26 são unidades municipais e os demais colégios estaduais e conveniados que cursaram o Proerd no primeiro semestre de 2014.

A cerimônia de conclusão do curso ocorreu no salão da Igreja Mundial, na Avenida Independência, prestigiada pelo comandante-geral da PM, coronel Sílvio Benedito Alves, pelo secretário estadual de Segurança Pública, Joaquim Mesquita, pela primeira-dama e presidente da Organização das Voluntárias de Goiás, Valéria Perillo, comandantes de companhias e batalhões da PM, empresários e colaboradores do Proerd entre outras autoridades.

Os alunos receberam certificados e assumiram o compromisso pessoal de se manterem longe das drogas e da violência. O Proerd tem o foco de oferecer preparação para o enfrentamento destes dois problemas a partir da informação e do envolvimento de escolas e famílias, funcionando como método de resistência social não-armada.

Os alunos receberam preparação por parte de 13 policiais militares voluntários, que se tornaram instrutores do Proerd após cursos de formação. Durante o semestre eles ministraram aulas semanais como parte da grade curricular das escolas, utilizando material didático do programa, como cartilhas e livro disponibilizados aos alunos.

Elogio

O comandante-geral da PM determinou a publicação de elogio pelos relevantes serviços prestados pela coordenadora do Proerd em Goiás, capitã Cláudia da Silva Lira, assim como instrutores, policiais militares do Batalhão Escolar e demais militares que participaram da solenidade de formatura, que ocorreu no Dia Internacional de Combate às Drogas.

Com esta formatura, o Proerd alcançou o total de 658.838 crianças entre 9 e 12 anos já formadas desde 1998, quando o programa teve início em Goiás. O programa surgiu nos Estados Unidos, como  Dare (Drugs Abuse Resistance Education), modelo implantado em 1983 pelo Departamento de Polícia de Los Angeles (EUA).

Seu caráter é preventivo, sem fins lucrativos, voltado para crianças e pré-adolescentes matriculados no ensino fundamental, prevendo dez lições, com aulas semanais conduzidas por policiais fardados, acompanhados pelos professores responsáveis pela turma. Os organizadores também participam de eventos e palestras expondo o viés do Programa.

(Foto: PM-GO)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo