Notícias

Experiência de Policiamento comunitário por quadras foi avaliada

pronto

O auditório da Fundação Tiradentes sediou, esta semana, uma reunião do Gabinete de Gestão Integrada, que reúne a Secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar, representantes da Prefeitura de Goiânia e do Exército, tendo como pauta a experiência do policiamento comunitário por quadrantes, iniciada há três meses em 140 quadras  dos 15 bairros da capital que compõem a chamada mancha criminal (maior incidência de homicídios).

O Secretário de Segurança Pública, Joaquim Mesquita, compareceu na avaliação, ocorrida na quarta-feira, 3, e se mostrou satisfeito com os resultados apresentados. O modelo experimentado foi sugerido por ele, baseado em experiência parecida, aplicada na Colômbia.

Também estavam presentes o comandante-geral da PM, coronel Sílvio Benedito Alves; o chefe do Estado-Maior da corporação, coronel Víctor Dragalzew Júnior; superintendente de Política de Segurança da SSP, coronel Walter Azeredo Veríssimo; presidente da Fundação Tiradentes, major Cleber Aparecido Santos; vários comandantes de unidades da PM e diversas autoridades dos demais órgãos envolvidos.

A apresentação dos resultados foi feita pelo coronel Divino Alves, Comandante do Policiamento da Capital (CPC). Ele falou sobre a grande aceitação do policiamento em dupla, que é realizado a pé por quadra, entre os moradores das regiões onde o programa foi implementado experimentalmente em setembro. “Das 140 quadras, 134 ainda estão ativas, com aceitação total também dos comandantes das unidades de policiamento e com o apoio de viaturas e motocicletas”, citou.

O relato incluiu a necessidade de atuação dos órgãos municipais em ações de infraestrutura, tais como iluminação pública e asfaltamento, cenário que dificulta o policiamento comunitário por quadra e alguns bairros de Goiânia. Ao cumprimentar Alves pelo resultado, o secretário Joaquim Mesquita enfatizou a necessidade da articulação entre os diferentes órgãos estaduais e municipais para que os “resultados do policiamento por quadra tenham reflexo na segurança pública”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo