Galeria de FotosNotícias

Metas da segurança para 2017: primeira reunião da SSPAP no ano ocorreu na Fundação Tiradentes

IMG_20170109_090959354 As metas cumpridas em 2016 e as metas para 2017 para as áreas integradas de Segurança Pública (Aisps) foram tratadas na primeira reunião do ano da cúpula da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária na manhã desta segunda-feira, 9, na Fundação Tiradentes. Estavam presentes o Vice-Governador e Secretário José Eliton, os Comandantes-Gerais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, Coronel Divino Alves de Oliveira e Coronel Carlos Helbigen Júnior, respectivamente, o Superintendente de Ações e Operações Integradas da Secretaria, Emmanuel Henrique Balduíno de Oliveira, entre outros.

Para este ano, a SSPAP prevê redução de 8% nos indicadores de violência (homicídios, tentativas de homicídio, latrocínios, roubos e estupros) e criou indicadores para elevação na produtividade nos quesitos: apreensão de armas, prisão de foragidos, recuperação de veículos roubados, prisões em flagrante e inquéritos concluídos com autoria. O secretário anunciou a criação nos próximos dias do Sistema Integrado de Inteligência e disse que os resultados de 2016 foram muito animadores.

Os dados do Observatório de Segurança da SSP foram apresentados para justificar metas mais rígidas nos 20 municípios mais violentos e que somam, juntos, quase 90% das ocorrências, sendo que Goiânia e Aparecida de Goiânia figuram no grupo com 50% desse total – entre outros fatores, também porque são bastante populosas. Em 2017 haverá metas para revistas de unidades prisionais, apreensão de drogas, redução de fugas em presídios e conclusão de laudos criminais prioritários.

A reunião também foi realizada para a entrega de certificados de elogio aos responsáveis pelas Aisps que cumpriram ou superaram as metas de 2016, ano considerado difícil, mas que, em Goiás, “foi marcado por resultados positivos na área”, enfatizou José Eliton. Ele reforçou as declarações de Emmanuel Henrique de que as metas de Goiás estão à frente das contidas no Plano Nacional de Segurança Pública que estima reduções de 7% dos crimes violentos, enquanto no estado a meta é de 8%, “podendo chegar ou passar de 10%”, disse o superintendente. “Estamos à frente das metas nacionais, nossas ações são modelo”, reiterou o secretário.

Outro aspecto interessante abordado foi a zona de monitoramento da violência, formada por 10 municípios. Desses municípios passam a fazer parte as cidades de Alexânia e Goianésia, que estavam entre os 20 mais violentos e melhoraram muito seus indicadores. Mesmo fator fez com que o município de Quirinópolis saísse dos dois grupos, tão positivos os resultados obtidos, motivo de elogios aos três.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo