Notícias

Mensagem às mulheres

bn-288x150-dia-da-mulher-2

A Fundação Tiradentes tem a satisfação de representar os interesses das mais de 1 mil policiais femininas que integram a Polícia Militar de Goiás, na qual começaram a ingressar há 29 anos. Assim como é gratificante para esta instituição prestar assistência social às milhares de esposas, viúvas e filhas dos militares goianos.

Assim, quando se aproxima o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de Março, a Fundação Tiradentes faz questão de, ao nosso público, às nossas colaboradoras e às demais mulheres da sociedade, prestar essa devida homenagem.

Por outro lado, para a Fundação Tiradentes, o respeito ao gênero feminino cabe a qualquer tempo, o ano todo!

Por isto mesmo, a instituição enfatiza os bons serviços prestados pelas policiais femininas que hoje honram nossa histórica corporação, integrando na linha de frente equipes de ronda, do Bope, do Patrulhamento Tático, da Cavalaria, ou do esquadrão antibombas.

 Aproveitamos para brindar todas com a reportagem (acessando aqui ou no link abaixo), exibida pela Tv Serra Dourada, no dia 27 de fevereiro, e cedida à Fundação para ser veiculada institucionalmente, a qual ilustra muito bem as dificuldades superadas e a importância das conquistas atuais das policiais femininas de Goiás.

Assista o vídeo “29 Anos da Polícia Feminina na PM-GO”

 

Memória

A discriminação sobre a força de trabalho feminina já foi tão grande que, em março de 1911, nada menos que 130 operárias de uma fábrica têxtil foram queimadas vivas, dentro da fábrica em que trabalhavam, em Nova Iorque (EUA). O incêndio foi provocado contra uma manifestação onde elas reivindicavam melhores condições de trabalho, a diminuição da carga horária de 16 para 10 horas diárias e salários iguais aos dos homens – que chegavam a ganhar três vezes mais no exercício da mesma função.

Mas desde março de 1910 o mundo já se debruçava sobre a necessidade de destacar e melhorar o tratamento à mulher. Foi quando aconteceu na Dinamarca uma conferência internacional feminina.

No Brasil, foi no governo do presidente Getúlio Vargas que as coisas tomaram outro rumo. Com a reforma da constituição,em 1932, as brasileiras ganharam os mesmos direitos trabalhistas que os homens, conquistaram o direito ao voto e a cargos políticos do executivo e do legislativo.

Na história mais recente, a Lei Maria da Penha foi outro importante resultado da grande luta pelos direitos da mulher no Brasil. (Baseado nos sites Brasil Escola e Revista Escola)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo