Notícias

Mamografia no HPM tem custo zero para usuárias do Ipasgo

IMG_20161109_085642297Policiais militares femininas e demais beneficiárias da Fundação Tiradentes que são usuárias do Ipasgo não pagam nada para a realização de exames como a Mamografia no Hospital do Policial Militar (HPM). A Fundação desembolsa o total da parte que seria paga por elas. E, o que é melhor, não há fila de espera e sequer é preciso agendar para fazer o exame.

A exigência é consultar primeiro o médico, até mesmo em outra unidade de saúde, se a paciente preferir, e levar o pedido de exame no HPM das 7h às 16h30 de segunda à sexta-feira. A mamografia é recomendada como rotina anual para toda mulher acima de 40 anos de idade, ou em casos específicos.

Nos dias mais cheios, são realizadas no máximo 10 mamografias na unidade, que tem capacidade para fazer mais de 20 por dia. Muitas militares, esposas e filhas de policiais militares não fazem o exame por desconhecimento da necessidade, da ausência de filas de espera e das vantagens oferecidas.

O mamógrafo existente no HPM é do tipo digital, de grande amplitude em relação aos equipamentos convencionais, tornando o exame mais rápido, simples e com maior qualidade, o que também gera mais comodidade às pacientes. Apenas unidades hospitalares de ponta em Goiânia possuem mamógrafos digitais.

O chefe do Setor de Raio-X do HPM, Tenente Hugo Pereira Pinto Gama, que é médico-radiologista, enfatiza o ganho para as beneficiárias que fazem o acompanhamento das mamas na unidade. “O exame possibilita diagnóstico precoce, com o câncer na sua fase inicial, ainda pequeno, e isto permite iniciar logo um tratamento que pode curar. Já o diagnóstico tardio resulta em alta mortalidade por câncer de mama”. Além disso, ele desmitifica que a mamografia ofereça algum risco, ou tenha qualquer efeito colateral, além de um leve incômodo que algumas pacientes sentem na hora do exame.

IMG_20161109_085633837

A mamografia é acompanhada apenas por técnicas em radiologia contratadas pela Fundação Tiradentes e gira em torno de 20 minutos para ser realizada por completo. A equipe médica do HPM está apta à leitura dos resultados para o diagnóstico das patologias da mama, destaca o Tenente. Ele recomenda que as pacientes levem exames anteriormente realizados para ajudar nos diagnósticos através de comparações de resultados, contribuindo para a evolução de tratamentos. Mas isto, embora ajude, não é uma condição exigida.

Sem Ipasgo

As beneficiárias da Fundação Tiradentes que não possuem Ipasgo, sejam militares ou dependentes, pagam o equivalente à cobertura do instituto (R$ 77,14), que ainda assim é um valor abaixo do que é praticado no mercado – que pode superar R$ 100,00 conforme cada laboratório.

Por fim, é bom lembrar ainda que está em vigor uma portaria no Centro de Saúde Integral do Policial Militar (CSIPM) que determina às militares com mais de 40 anos a realização da mamografia anualmente.

Para fazer a mamografia, leve o pedido de exame entre 7h e 16h30 (não há intervalo para almoço), no Setor de Raio-X do HPM, na Cidade Jardim.

Telefone para mais informações: (62) 3235-6130

IMG_20161109_085545029

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo