Faculdade da Polícia MilitarGaleria de FotosNotícias

Fundação Tiradentes lança revista científica e faz homenagens

IMG_9724A Fundação Tiradentes lançou nesta sexta-feira, 20, a primeira edição da Revista Brasileira Militar de Ciências (RBMC), apresentou dois novos vídeos institucionais e também instituiu a Comenda Honra ao Mérito Fundação Tiradentes, concedendo as primeiras medalhas. A cerimônia teve significado histórico para a instituição.

A RBMC faz parte do projeto da Faculdade da Polícia Militar (FPM), iniciativa da Fundação Tiradentes que é a mantenedora da instituição de ensino superior. A sua edição histórica foi impressa, porém, ela é uma publicação virtual, que consta nos sites da fundação e da FPM. Foi produzida em parceria com a Associação Brasileira de Saúde das Polícias Militares e Bombeiros Militares, a Academia Nacional de Saúde das Polícias Militares e Bombeiros Militares e o  Grupo de Epidemiologia e Pesquisa do Complexo de Saúde da Polícia Militar do Estado de Goiás (GEP- PMGO).

IMG_9699

Seus seis artigos iniciais abordam anormalidades glicêmicas em policiais militares goianos,  hipertensão arterial entre estes PMs, atuação das Juntas Superiores da PM de Goiás, tabagismo na tropa goiana, prevenção odontológica na tropa do DF e análises sob a influência do colesterol em doenças cardiovasculares de policiais goianos.

No evento de lançamento, o presidente da Fundação Tiradentes, Tenente-Coronel Cleber Aparecido Santos, enfatizou que a RBMC é uma iniciativa que canaliza, valoriza e divulga a produção científica de alto nível existente entre as polícias militares dos estados brasileiros.

Ao citar o contexto do evento ele afirmou: “Produzir ciência e render homenagens à honradez e à coragem é uma pequena parte de nossa contribuição para a construção de uma sociedade alicerçada nos valores humanos, no conhecimento e no trabalho digno”. Santos é um dos editores da RBMC que tem como editor-chefe o Tenente-Coronel Waldemar Naves do Amaral, um dos idealizadores da publicação.

Com ambos, mais os  homenageados (abaixo), também compuseram a mesa o Coronel Carlos Antônio Borges, Comandante da Academia da Polícia Militar de Goiás; o Coronel da PMRJ Rômulo Capello Teixeira, Presidente da Academia Nacional de Saúde das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares do Brasil; o Coronel Naldimar Lourenço Barbosa, Comandante de Saúde da PMGO; o Tenente-Coronel Ubiratan Reges de Jesus Júnior, Presidente da Associação dos Oficiais da PMGO e Bombeiros de Goiás e Comandante-Diretor do Colégio da Polícia Militar de Goiás Hugo de Carvalho Ramos.

O público assistiu os dois vídeos novos, produzidos para apresentar os atuais serviços da Fundação Tiradentes e para apresentar a Faculdade da Polícia Militar. A Banda da PM se apresentou durante a cerimônia no auditório, prestigiada por autoridades militares, civis e por colaboradores da Fundação.

IMG_9786

Os homenageados

Elói Bezerra de Castro Neto – Coronel da reserva da PMGO, fundador e primeiro presidente da Fundação Tiradentes, instituição em que ficou à frente por 11 anos.

 Waldemar Naves do Amaral – Tenente-Coronel da PMGO, médico, Diretor Técnico do HPM, Presidente da Associação Brasileira de Saúde das Polícias Militares e Bombeiros Militares, foi um dos principais idealizadores da RBMC, da qual é editor-chefe; é Diretor Acadêmico da Faculdade da Polícia Militar.

Jovair Arantes – Deputado Federal e líder do PTB, apoia projetos da Fundação Tiradentes, como a FPM, em Brasília.

Giuseppe Vecci – Deputado Federal do PSDB apresentou a proposta de lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrência pela PMGO, dando início ao processo do ciclo completo de policiamento em Goiás. Tornou-se coordenador dos debates sobre o ciclo completo na Região Centro-Oeste.

Luís Stival Presidente da Agehab, apoia o Programa Moradia da Gerência de Assistência Social da Fundação Tiradentes

Jônathas Silva – Jurista, professor de Direito que se notabilizou como Secretário de Segurança Pública de Goiás em 2002

Pronunciamentos

O Comandante da Academia da Polícia Miliar, Coronel Carlos Antônio  Borges, discursou representando o Comandante-Geral da PMGO, Coronel Sílvio Benedito que não pode comparecer ao evento. Em nome dele, parabenizou a Fundação Tiradentes pela iniciativa da RBMC e aproveitou a presença dos parlamentares na mesa para fazer a defesa do ciclo completo de policiamento. “Não é uma medida de interesse da PM, e sim de toda a comunidade que o Brasil saia de um modelo de policiamento que só existe em quatro ex-colônias portuguesas”, observou.

Idealizador da Fundação Tiradentes e seu presidente nos dois primeiros mandatos, o Coronel Elói de Castro Bezerra discursou emocionado pelos grandes “e inovadores” projetos da instituição e pela Comenda que lhe foi conferida. Para ele, a RBMC vai ser instrumento importante para as polícias militares.

 Para o Presidente da Academia Nacional de Saúde das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares do Brasil, Tenente-Coronel da PMRJ Rômulo Capello Teixeira, a RBMC, que tem entre seus parceiros a Academia, é um veículo de extrema importância para a repercussão dos trabalhos e pesquisas dos militares estaduais. Por outro lado, ele parabenizou a Fundação Tiradentes pela instalação da Faculdade da Polícia Militar: “Quando soube do lançamento (da FPM), refleti sobre a ousadia e a coragem dos senhores. (Um ensino com) hierarquia, não tolhe nossos valores críticos, e os quatro cursos oferecidos contemplam tudo o que precisamos: saúde e segurança. Parabéns!”.

Em sua fala, o Comandante de Saúde da PMGO, Coronel Naldimar Lourenço Barbosa, salientou o grande avanço possibilitado aos alunos nas escolas que se tornaram colégios militares, cuja filosofia será a mesma da FPM.  “Quando vemos alunos dos colégios militares passando não em um, mas em vários cursos de Medicina, por exemplo, percebemos o resgate do ensino feito com valores e disciplina”, disse.

Editor-chefe da RBMC, Waldemar Naves do Amaral, que também é Diretor Técnico do Hospital do Policial Militar, mantido pela Fundação Tiradentes, cumprimentou em especial o presidente da Fundação e sentenciou: “Países que investiram mais em ciência estão muito à frente dos outros”. Ele frisou que os colégios militares são um bom exemplo da evolução possível de haver no aprendizado, lembrando: “ A FPM vai seguir os mesmos princípios, de hierarquia e respeito ao outro. O uniforme será adotado para mostrar que a faculdade segue alinhada ao pensamento dos colégios militares e da PM”.

Ex-secretário de Segurança Pública de Goiás, o professor de Direito Jônathas Silva abriu sua fala lendo um trecho da apresentação da RBMC: “O lançamento da revista renova um sonho de produzir ciência e tecnologia a serviço da Polícia Militar, um desejo de promover a educação, indo além da segurança pública no seu sentido estrito”. Na sequência, o jurista defendeu o conhecimento científico, metodológico, contraposto à tendência atual de “cultura de almanaque, retórica, vazia e inútil”. Por fim, destacou que a “prática policial, também deve ser uma prática científica”.

Um testemunho pessoal foi o início do pronunciamento do deputado federal Jovair Arantes. Ele lembrou que a filha conheceu o Programa de Resistência às Drogas (Proerd), apoiado pela Fundação Tiradentes “e foi vacinada desse mal”. Depois, lembrou que na região de Porangatu, à qual está vinculado, a instalação de um colégio militar transformou a cidade e despertou um desejo por ensino de qualidade nos jovens. Estes motivos, disse, são alguns dos que o estimularam a “apoiar voluntariamente a Faculdade da Polícia Militar”.

Ciclo Completo – Em seu discurso, o deputado federal Giuseppe Vecci abordou, além da importância da RBMC e da FPM, um assunto que tornou-se de extrema urgência para a Segurança Pública, a implantação do ciclo completo de policiamento. “Vivemos uma crise também no serviço público porque a administração não consegue retornar à população aquilo que ela precisa”, afirmou ele, que foi secretário de Planejamento em dois governos. O parlamentar lamentou que já tenha conseguido que o Governador Marconi Perillo se sensibilizasse para a urgência de a Polícia Militar de Goiás, como outras do Brasil já estão fazendo, rumo ao ciclo completo, também lavrar o termo circunstanciado de ocorrência (TCO) para crimes de menor potencial ofensivo, mas, exemplificando a morosidade da máquina pública, o despacho governamental de urgência foi feito em julho e até hoje a determinação tramita, e não entrou em vigor. Ele sugeriu que os presentes “somem forças”, e defendeu que o ciclo completo não prejudica ou afronta outras polícias e sim beneficia o cidadão. Vecci finalizou dizendo que a administração pública deveria “servir o cidadão e não se servir dele”.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo