Notícias

Janeiro Branco – Identificação, Superação e Suporte

Identificação de comportamento e superação do preconceito

O Janeiro Branco é uma oportunidade para conversarmos sobre Saúde Mental, de identificarmos as nossas próprias emoções e também tempo de cuidar do emocional das pessoas com quem convivemos de perto.

É um momento de priorizarmos o nosso Bem-estar, estarmos saudáveis não só fisicamente, mas também emocionalmente, de ter a capacidade de controlarmos e gerenciarmos as nossas alterações de comportamento. Nesse sentido, é fundamental a autoavaliação e o autoconhecimento para identificarmos os problemas relacionados à saúde mental, como, adoecimento psíquico, ansiedade, depressão, transtornos de humor, e a saúde emocional, no que tange ao gerenciamento de sentimentos, comportamentos e emoções.

Identificação de comportamento

Mas como avaliar minha saúde emocional e mental?

Observe atentamente sinais e sintomas, tais como, falta de motivação para atividades rotineiras, vida afetiva vazia, falta de objetivos pessoais e profissionais, comportamento apático diante da vida, procrastinação, falta de paciência, excesso de nervosismo no dia a dia, dificuldade de lidar com as frustrações, mudanças na alimentação e sono, e o aumento da necessidade de isolamento.

A pessoa que não está emocionalmente equilibrada apresenta alterações de humor com facilidade, está sempre ansiosa ou tensa, perde o controle diante de situações rotineiras e tende a se isolar. Nesses casos, o melhor a se fazer é procurar a ajuda de um psicólogo ou um psiquiatra.

 Superação do Preconceito

O preconceito na saúde mental é um problema que precisa ser vencido para que o sofrimento psicológico possa ser cessado e o indivíduo possa ser amparado de forma profissional, proporcionando alívio.

Muitas pessoas ainda associam as doenças mentais e emocionais à falta de caráter ou fraqueza, mas na verdade as doenças mentais e emocionais são doenças como qualquer outra, exigindo tratamento. O caminho mais curto para superar a doença, recuperar o bem-estar e a qualidade de vida é procurar ajuda profissional.

A FT oferece o serviço de psicologia para todos seus beneficiários ativos, veteranos, pensionistas, dependentes e seus familiares adultos. O serviço está disponível na sede institucional sob agendamento.

Fique atento aos sinais, tanto em si, como em qualquer familiar ou colega de trabalho. Não deixe de procurar ajuda. Lembre-se: “Quem cuida da mente, cuida da vida!”

Para mais informações sobre o serviço de psicologia, entre em contato conosco através do telefone ou WhatsApp: 62 3269-3304. 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo