CampanhasNotícias

JANEIRO BRANCO: Como as Redes Sociais podem afetar a Saúde Mental?

As redes sociais são recursos de grande importância na atualidade. Através delas nos conectamos com amigos e familiares em todo o mundo. Acessá-las se tornou algo tão natural, que consideramos até uma ação necessária no dia a dia.

Contudo, com o passar do tempo, elas podem gerar mudanças no nosso comportamento, contribuindo com o desenvolvimento de ansiedade e depressão.

As redes sociais podem afetar a nossa Saúde Mental quando:

  • comparamos nossa vida com as de outras pessoas;
  • esperamos a todo momento por curtidas, engajamento, aprovação social e admiração dos outros, ficando sujeitos e expostos a julgamentos;
  • desenvolvemos a Síndrome de FOMO, do inglês “fear of missing out”, que traduzida para o português, significa “medo de ficar de fora”. Já ouviu falar dela? É a ansiedade gerada pelo medo de estar perdendo algo, como uma conexão ou um evento;
  • se torna um vício. O vício em tecnologia já é uma realidade para muitas pessoas. A cada curtida recebemos uma “dose de bem-estar” (Dopamina[1]), que vicia. Mas numa época em que estar fora das redes sociais não é uma opção, como podemos ter uma relação saudável com elas?
  • Reconheça o problema e os efeitos causados na sua saúde mental;
  • Controle o que você consome e quem você segue;
  • Monitore seus hábitos de uso (principalmente o tempo destinado às redes sociais);
  • Seja gentil nas redes sociais e ajude a formar uma cultura de respeito ao próximo.

A campanha Janeiro Branco nos mostra que é o momento de retomarmos o caminho do equilíbrio, de aprendermos a lidar com as situações rotineiras com maior entendimento, de uma maneira que a gente se sinta feliz, independente das circunstâncias.

A FT oferece o serviço de psicologia para todos seus beneficiários ativos, veteranos, pensionistas e dependentes e seus familiares adultos.  O serviço está disponível na sede institucional sob agendamento.

Procure ajuda para encontrar o seu caminho de equilíbrio, e lembre-se: “Quem cuida da mente, cuida da vida de forma sistêmica!”

Para mais informações sobre o serviço de psicologia, entre em contato conosco através do telefone ou WhatsApp: 62 3269-3304. 

[1] Conhecida como um dos hormônios da felicidade e quando liberada provoca a sensação de prazer, satisfação e aumenta a motivação.

Procure ajuda para encontrar o seu caminho de equilíbrio, e lembre-se: “Quem cuida da mente, cuida da vida de forma sistêmica!”

Para mais informações sobre o serviço de psicologia, entre em contato conosco através do telefone ou WhatsApp: 62 3269-3304. 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo