Notícias

Intercâmbio sobre polícia teve representante da PMGO no Japão

Visita à Delegacia de Tókio 2Goiás foi representado no Japão durante missão envolvendo membros das polícias militares e da Justiça do Brasil. Chefe do Centro de Polícia Comunitária da Polícia Militar de Goiás, Coordenadora do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd-Goiás) e Diretora Financeira da Fundação Tiradentes, a Major Cláudia da Silva Lira integrou a equipe de 14 representantes brasileiros que conheceram este mês a experiência do Japão em policiamento comunitário e estiveram em locais chave, como o Departamento de Polícia Metropolitana de Tóquio.

Entre outras atividades importantes do intercâmbio, o grupo participou de um curso de capacitação na Polícia Provincial de Shiga, conhecendo o modelo de Koban, um dos sistemas de polícia japonesa praticado em várias outras províncias, como em Higashi Oomi, também visitada pela missão. Nesta localidade, conheceram a experiência do ensino de segurança de trânsito e visitaram escolas.

Segundo a major, foram percebidas semelhanças entre a maneira de orientação praticada nestas unidades com a aplicada pela PMGO, tendo em vista o desejo de aproximar polícia e cidadão. Por outro lado, ela observou a influência de fatores culturais na execução do policiamento, com uma visão de grande respeito público à figura do policial, o que, além de aproximar o cidadão à polícia, também permite uma flexibilização maior, a ponto de o patrulhamento ser desarmado e realizado em bicicletas. Outro diferencial interessante, destaca a major, foi conhecido com visita à Unidade de Polícia de Choque que, no Japão, trabalha também com salvamento, à semelhança do Corpo de Bombeiros no Brasil.

Em Shiga o grupo foi recebido pelo chefe do Quartel local, Kuniyoshi Watanabe, e visitou a Sala de Comando e Comunicação onde são coletados e triados os chamados via telefone. Na agenda também estavam visitas à Escola de Polícia de Shiga, onde conheceram a forma de treinamento de Judô e Kendo utilizadas pelo efetivo japonês.

A comitiva também esteve na província de Yookaiti. A experiência teve foco no Projeto de Disseminação da Atividade de Polícia Comunitária, realizado pela Agência Nacional de Polícia do Japão.

A troca de experiências entre polícias japonesa e goiana teve início em 2015, quando houve evento sobre o policiamento comunitário do Japão, comparado ao aplicado em Goiás, ocorrido no auditório da Fundação Tiradentes. Na ocasião, a inspetora japonesa Hisami Ohashi proferiu palestra e destacou os pontos semelhantes.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo