Faculdade da Polícia MilitarNotícias

Integrantes da Fundação, FPM e Base Aérea dialogam sobre interesses comuns

Equipe com ComandanteAs portas da Base Aérea de Anápolis (BAAN) foram abertas nesta terça-feira, 12, para uma visita institucional de integrantes da Fundação Tiradentes, Diretores do seu projeto da Faculdade da Polícia Militar (FPM), e membros da PMGO.

O encontro faz parte de uma rodada de aproximações que a Fundação, com o apoio da PMGO, está promovendo com instituições de alta credibilidade militar pela sua atuação e pelo nível de excelência dos seus integrantes, todos originários de academias e universidades com método de ensino militarizado e de referência.

Foram objetos desta primeira conversa a possibilidade de parcerias e convênios com a BAAN para uso das dependências da unidade para treinos e estágios pelos alunos da FPM; intercâmbio de pessoal da Base para aulas especializadas na FPM; e a abertura da Faculdade para a divulgação de assuntos de interesse da Força Aérea, tais como as mudanças recentes na forma de ingresso (convocação de temporários para áreas específicas).

 O cicerone da visita foi o próprio Comandante da BAAN, o Tenente-Coronel Aviador Francisco Bento Antunes Neto. Participaram os Tenentes-Coronéis Ubiratan Reges de Jesus Júnior e Waldemar Naves do Amaral, respectivamente diretores Administrativo e Acadêmico da FPM; a Diretora Financeira da Fundação Tiradentes, Major Cláudia da Silva Lira, que no ato representou o presidente da instituição, Tenente-Coronel Cleber Aparecido Santos; o articulador institucional do encontro Tenente-Coronel Agnaldo Augusto Cruz, da PMGO, e a Assessora de Comunicação da Fundação, jornalista Marília Assunção.Avião menor 3

Informações historiando o projeto da FPM, que aguarda uma nova vistoria do Ministério da Educação na próxima semana, foram repassadas ao Comandante da BAAN pelos TCs Ubiratan e Waldemar que destacaram que a Faculdade começará suas atividades após toda a aprovação exigida pelo MEC.

A inspiração do modelo militar de ensino praticado pelos Colégios Militares da PMGO para ser o mesmo a guiar a FPM foi o ponto central da fala do TC Ubiratan.

Já o TC Waldemar enfatizou que o sucesso do envolvimento militar com Educação, como está provado nos CPMGs e em instituições federais, prova que isto agrega valor, inspirando moralidade, civismo, ética e respeito.

A Major Cláudia também discorreu sobre o projeto e explicou o papel da Fundação Tiradentes, que se consolidou na missão de assegurar diversos serviços sociais ao policial militar goiano, frisando que ela se tornou a mantenedora da FPM, instituição de ensino que, embora privada para se autossustentar, dará tratamento diferenciado aos seus beneficiários, podendo fazer o mesmo com outros segmentos militares, como reforçou o TC Augusto.

Visita à Base

Os visitantes foram convidados a percorrerem algumas das diversas instalações da BAAN e posteriormente um almoço com a presença do Brigadeiro de Infantaria, Luiz Marcelo Sivero Mayworm, Comandante da 1ª Brigada de Defesa Antiárea, e sua equipe.

A Base

A BAAN foi implantada no início da década de 1960 para apoiar a missão de defesa aeroespacial brasileira e, por esta razão, tem a atribuição de apoiar as unidades aéreas e unidades da aeronáutica que operem sempre ou temporariamente nela. Tornou-se, com o tempo, uma das unidades militares mais importantes do Brasil.

Na Base de Anápolis foi lançada em 1970 a primeira aeronave supersônica da Força Aérea Brasileira, o F-103 Mirage. Lá funciona, entre várias unidades importantes da Força Aérea, o Grupo de Aviação, órgão crucial para o Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo