Notícias

Fundação Tiradentes prestigia evento sobre inclusão de deficientes e reabilitados pelo INSS

DSC_7222A Fundação Tiradentes foi uma das centenas de empresas e instituições que participaram esta semana do I Congresso Goiano de Gestão de Pessoas com Deficiência e Reabilitados do INSS. O evento foi promovido pelo Fórum Goiano de Inclusão no Mercado de Trabalho da Pessoa com Deficiência e Reabilitado pelo INSS (Fimtpoder), com o apoio do Ministério Público do Trabalho da 18ª Região (MPT-18) que convocou as empresas à participação.

O congresso serviu para qualificar gestores de recursos humanos, diretores de empresas e até proprietários de firmas ou dirigentes de instituições com 100 ou mais empregados, em relação ao preenchimento de 2 a 5%  de seus cargos com funcionários que sejam trabalhadores reabilitados da Previdência Social e por pessoas com deficiência. O objetivo do evento foi estimular a absorção pelo mercado de trabalho desse contingente de trabalhadores em situação mais vulnerável, e alertar para riscos de punição para quem não está atento à lei.

Os temas giraram em torno dos desafios da inclusão e da construção de empresas cidadãs, com troca de experiências e depoimentos importantes de empresários que foram penalizados por não cumprirem a legislação e que hoje consideram a inserção de deficientes e reabilitadas como algo fundamental na formação de um bom quadro de funcionários.

Para a gerente Administrativa da Fundação Tiradentes, Jussiara Gonzaga, o congresso foi uma excelente oportunidade para colher subsídios e orientações formais ao Departamento Pessoal da instituição visando que ele esteja sempre atento ao previsto na legislação. Ela se referia ao Decreto nº 3.298/1999, que assegura às pessoas com deficiência e reabilitados pelo INSS, o direito à cotas em empresas com 100 ou mais empregados.

O congresso lotou o Centro Cultural Oscar Niemeyer. Segundo o divulgado pela organização, os recursos financeiros para a realização do evento tiveram origem em multa por descumprimento de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre uma empresa e o MPT.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo