Notícias

Fundação articula monumento em homenagem ao PM

20150820_152621O projeto da Fundação Tiradentes de reverenciar a atuação dos policiais militares goianos através de monumentos que enfatizem a importância e as contribuições desse trabalhador para o sossego público, toma contornos oficiais na próxima semana. Já apresentado a várias autoridades de Goiânia, onde o piloto será implementado, o projeto foi tratado nesta quinta-feira, 20, em reunião ampla, na sede da instituição.

O ponto central foi a proposta da Fundação de articular instituições e empresas para a construção de uma praça de civismo e cidadania, contendo um monumento em homenagem ao PM em uma área pública que atualmente está desocupada e que padece sem um projeto de trânsito à altura de suas necessidades. A Fundação mobilizou vários segmentos para tratar do assunto.

O conceito do projeto foi apresentado ao Secretário Municipal de Planejamento Urbano e Habitação de Goiânia, Paulo César Pereira, na presença do Tenente-Coronel Marco Aurélio Godinho, Chefe do Gabinete Militar da Prefeitura de Goiânia, que representou o prefeito, Paulo Garcia. Em maio, o prefeito aprovou a iniciativa ao conhecer o esboço, apresentado pelo presidente da Fundação, Tenente-Coronel Cleber Aparecido Santos, quem conduziu o encontro desta quinta.

O Coronel Alexandre Teixeira Cândido, Corregedor da PM, também participou da reunião, ocorrida na sede da Fundação Tiradentes, e fez sugestões ao grupo que compareceu. Estiveram presentes também o engenheiro da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes de Goiânia (SMT), Ciro Augusto, gestores de empreendimentos vizinhos, como o Araguaia Shopping, Shopping Estação Goiânia, e de alguns dos maiores hotéis da região.

A arquiteta que realizou o esboço, Arlete Falcão, e o engenheiro convidado pela Fundação para ser o consultor técnico do grupo de trabalho, Sérgio Botassi, também estavam no encontro e prestaram esclarecimentos e tiraram dúvidas dos presentes, assim como fizeram consultas aos representantes do município.

O diálogo visa agregar esforços técnicos, recursos financeiros e parcerias para urbanizar uma área em frente à instituição, na Avenida Contorno, no Centro, para a fixação do monumento. O formato do monumento, que não terá caráter pessoal para, assim, contemplar de modo geral todos os homens e mulheres da PM-GO, será definido em concurso público.

A proposta da Fundação será formalizada junto aos órgãos do município na próxima semana. A instituição pretende implementar equipamentos urbanos e de lazer na área, como parklet, bicicletário, assentos. O local, hoje, não possui nenhum item destes. As soluções urbanísticas virão após estudos de impacto de trânsito e de vizinhança.

Assim como em termos de segurança, a região, próxima também do Terminal Rodoviário de Goiânia, é tida como um foco de problemas de trânsito. E o projeto, com parcerias, pretende propor soluções também para o fluxo viário na confluência das Avenidas Contorno com Goiás Norte.

Do ponto de vista da segurança, a intenção é transformar o local em uma base de policiamento, com a presença intensificada de agentes da segurança pública, em especial da Polícia Militar. Além de urbanizar o espaço público para a vizinhança, para turistas e compradores, o local do monumento deverá ser utilizado pela PM em eventos de cunho cívico e de cidadania.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo