Notícias

Fardamento reabre com horário maior para atendimento

Fardamento recepção

O setor de Fardamento da Fundação Tiradentes encerrou o balanço semestral e reabre nesta quinta-feira, 21, trazendo como novidade a ampliação em 2 horas e 30 minutos no horário de atendimento aos policiais militares. Agora, quem busca o serviço pode procurar a Fundação das 7h00 às 18h00, de segunda à sexta-feira.

A Fundação é a responsável por adquirir, armazenar e distribuir o fardamento, envolvendo mais de 110 itens do uniforme da Polícia Militar de Goiás. O serviço é prestado pela instituição há dez anos e já serviu como referência a corporações de outros estados.

Faz parte da reformulação de vários dos processos internos da Fundação a decisão de mudar o horário de atendimento, abrindo antes das 8h00, e fazendo revezamento entre os seis colaboradores da área, sem que o setor pare no horário de almoço.

A medida tem foco no planejamento estratégico da instituição, que prevê o gradual aumento no atendimento aos seus beneficiários nos diferentes programas que ela mantém, em um horizonte de quatro anos. O programa passa por auditorias e possui Certificação NBR ISO 9001:2008 pela tarefa de confecção e distribuição das peças aos PMs.

O estoque do Fardamento envolve uma diversificada gama de peças, tais como vestimentas, calçados, coberturas, divisas e outros itens específicos dos tipos diferentes de fardas utilizadas cotidianamente pelas unidades policiais militares goianas, como ambiental, Giro, Rotam, Choque, Comando de Saúde, Trânsito, Cavalaria, Graer, etc, e também trajes especiais para solenidades militares, cada uma com suas especificidades.

Fardamento provador

 História

O Programa Fardamento foi implementado em maio de 2006 para desburocratizar, agilizar e reduzir custos nesta atividade, originalmente sob responsabilidade da Polícia Militar.

Inicialmente, a Fundação fazia o repasse do material comprado para estocagem e distribuição pelo antigo Comando de Apoio Logístico (CAL), hoje Comando de Apoio Logístico e Tecnologia da Informação (CALTI) da PMGO. Em 2008, uma nova filosofia foi imprimida ao programa, com a transferência também da estocagem e da distribuição das fardas à Fundação Tiradentes, liberando dessa tarefa os militares que se ocupavam do fardamento. Na época, os colaboradores da Fundação trabalhavam no CAL.

Em 2010, o estoque e o atendimento passaram a ser realizados na sede da Fundação, permanecendo deste modo até hoje.

Conforme programação previamente elaborada pela instituição, devem procurar a sede apenas os militares lotados em Goiânia, e nos batalhões da Região Metropolitana de Goiânia. Para os policiais lotados em unidades do interior, o fardamento é enviado pela Fundação Tiradentes às unidades conforme as datas de vencimento do ciclo de entrega.

Ao longo dos anos, visando sempre elevar nível dos seus serviços, a Fundação passou a controlar não apenas o estoque, mas também a fabricação das fardas, escolhendo menores custos, mas também empresas com elevada tecnologia e controle. A maior de suas fornecedoras de fardas, por exemplo, usa código de barras para identificar cada rolo de tecido comprado pela Fundação. Os tecidos também são controlados para impedir que calças e gandolas tenham diferenças de nuances (tons de cor), desigualando o uniforme.

São sistemas que estabelecem o controle de cada peça a partir dos lotes de tecido, sua metragem, o dia do corte, quem foi o funcionário que cortou e o outro que costurou, os que fizeram o acabamento (botões e casas, coberturas de bolsos), até as cortadeiras de pontas de linha. Tudo é anotado e monitorado por meio de uma ficha técnica, sob controle da Gerência do Programa Fardamento.

Os dados das fichas incluem até mesmo o lote do tecido, que vai do fornecedor para a confecção contendo a identificação Fundação Tiradentes impressa do lado externo dos cortes. Este controle e o armazenamento permitem consultas pelo código de barras da etiqueta de cada farda fornecida à Fundação, garantindo a combinação dos conjuntos pela cor, e impedindo a troca de numeração. Todo este investimento faz com que hoje, através do cruzamento de dados das fichas da empresa com as fichas internas da Gerência, a Fundação saiba para qual militar foi encaminhado cada item, podendo desdobrar a informação ao ponto de saber quais pessoas confeccionaram cada parte da farda (bolsos, botões, golas, etc).

Telefone para mais informações: 62 3269-3351 / 50.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo