Notícias

Exame de Prevenção do câncer bucal na PMGO

Câncer BucalO Câncer de Boca é o 5º tipo de câncer que mais acomete o sexo masculino e o 12º o sexo feminino. Isto é um dado importante na Polícia Militar do Estado de Goiás se considerarmos que o efetivo é de cerca de 90% de homens.

E foi pensando na necessidade deste serviço, até então não existente na Polícia Militar, que a partir de fevereiro de 2011 passou a ser realizado o Exame de Prevenção ao Câncer Bucal no Centro de Saúde Integral do Policial Militar (CSIPM). Ao ser convocado pelo CSIPM o Policial faz o RX Panorâmico e depois passa por este exame. O exame é completo, ordenado e sistemático.

Já foram realizados 8.685 exames de 2011 para cá e foram detectadas cerca de 260 alterações bucais ou no pescoço (gânglios aumentados de tamanho).

Os casos de alterações foram encaminhados para diagnóstico e tratamento no próprio Serviço Médico e Odontológico do Hospital do Policial Militar (HPM), mantido pela Fundação Tiradentes, ou para o Centro de Referência – Centro Goiano de  Doenças da  Boca (CGDB), da Faculdade de  Odontologia da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Foram detectados alguns casos de maior gravidade, tais como:

-Vários casos de lesões potencialmente malignas nos lábios (pela combinação da exposição solar rotineira, pele clara e falta de protetor labial) e, várias outras alterações.

-1 caso de Câncer de Lábio e acompanhamento de outro caso tratado,

-1 caso de Câncer de Boca concomitante com Câncer de Pulmão (Policial da Reserva fumante);

-1 caso de Câncer de Laringe (Policial fumante);

-3 casos de tumores benignos de glândula parótida;

-2 casos de tumores benignos no soalho da boca (parte inferior da cavidade bucal).

 O policial militar recebe durante o exame as orientações com relação aos fatores de risco e cuidados necessários para com a sua saúde bucal. Destaca-se a importância da higiene bucal completa todos os dias (uso do fio ou fita dental, escovação da língua, escovação correta dos dentes, uso de escovas especiais interdentais para próteses fixas e sobre implantes).

O PM é também encaminhado em todas as suas necessidades para as especialidades dentárias individualmente. Este exame é oferecido ao policial durante a convocação do CSIPM. Por outro lado, infelizmente, o exame ainda é realizado em poucas unidades de saúde em Goiás como: CGDB, Faculdades de Odontologia, Cais Novo Mundo e Serviço de Referência do Município de Goiânia.

As estatísticas dos grandes Centros de Referência do país registram que 80% dos casos de Câncer de Boca realizam o tratamento já em estágio avançado.

A prevenção é ciência de primeiro mundo. E prevenir depende de você mesmo: adote um estilo de vida saudável e faça visitas regulares ao dentista e demais profissionais de saúde.

Fonte: artigo escrito pela Capitã Mariza de Almeida Salles, Serviço Odontológico da PM Goiás – revisado pela Assessoria de Comunicação da Fundação Tiradentes

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo