Notícias

Encontro entre executivos de Fundações trata sobre Governança

O Diretor Presidente da Fundação Tiradentes, Tenente-Coronel PM Cleber Aparecido Santos, se reuniu hoje (25) com um dos grandes fundadores da Fundação Dom Cabral (FDC), Professor Emerson de Almeida, no Campus de Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte. O intuito deste encontro foram assuntos relacionados à Governança Corporativa e parcerias. Além dos citados, estiveram presentes na reunião o Professor Márcio Rabelo, atual orientador técnico da Fundação Tiradentes para o Planejamento Estratégico da instituição, e Nádia Rampi, Secretária Geral da FDC.

Em 2015 a Fundação Tiradentes iniciou a parceria com a FDC para construção dos alicerces estratégicos. Desde então já percorremos os caminhos das monitorias, de treinamentos e palestras, pós-graduações, e seguimos com a orientação técnica tanto para a Fundação quanto para a Faculdade da Polícia Militar.

Há mais de 40 anos a Fundação Dom Cabral desenvolve executivos, gestores públicos, empresários e organizações de diversos segmentos em vários países sendo uma escola de negócios que oferece o que há de mais inovador por meio de Soluções Educacionais nac​​​​ionais e internacionais.

O Sr Emerson residiu por alguns anos fora do país e quando retornou, em 1972, foi convidado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, a tornar-se professor e vice-diretor da Escola de Comunicação. Nessa Universidade criou, em fins de 1972, o Centro de Extensão e junto com sua equipe começou a elaborar programas para a educação de executivos.

Os cursos foram muito bem aceitos e a expansão das suas atividades revelou a necessidade de mais autonomia e independência para o centro. Para atender a essa finalidade foi criada, em agosto de 1976, a Fundação Dom Cabral. Emerson de Almeida passou a ocupar o cargo de superintendente da nova instituição. No ano seguinte ele deixou o Centro de Extensão e passou a ocupar a presidência da Fundação Dom Cabral, cargo que exerceu até 2012, quando se tornou Presidente da Diretoria Estatutária, conforme relato publicado na Memória FDC.

Seus projetos pela Dom Cabral são inúmeros, sua carreira valorosa, e assim como tem acontecido no decorrer desses três anos entre a nossa instituição e a parceira, certamente esta experiência agregará nos novos desafios desempenhados pela Fundação Tiradentes e pela Faculdade da Polícia Militar.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo