Notícias

CSIPM orienta militares na Semana Nacional de Prevenção ao Câncer Bucal

Câncer Bucal'O Centro de Saúde Integral do Policial Militar (CSIPM), localizado no Hospital do Policial Militar (HPM), mantido pela Fundação Tiradentes, informa sobre a Semana Nacional de Prevenção ao Câncer Bucal.

“Todos temos um câncer dormindo. Como todo organismo vivo, nosso corpo fabrica células defeituosas permanentemente. É assim que nascem os tumores. Mas nosso corpo é também equipado com múltiplos mecanismos que lhe permitem detectá-los e contê-los.” Escreveu o neurocientista francês David Servan-Shreiber no livro Anticâncer: prevenir e vencer usando nossas defesas naturais (Ed. Fontanar -2011)

A teoria é simples: o câncer pode surgir a qualquer momento. O que a gente pode fazer é não criar um ambiente propício para ele se desenvolver – e isso passaria por adotar um estilo de vida saudável.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), de todos os casos da doença no Brasil, entre 80 e 90% estão associados a fatores ambientais (água, terra e ar); ao ambiente ocupacional (indústrias químicas e afins); e ao ambiente social e cultural (estilo e hábitos de vida). Apenas 10% são hereditários.

Câncer de Boca

O termo câncer de boca é utilizado pelo Inca para descrever neoplasias malignas que acometem os lábios; estruturas dentro da boca; as glândulas salivares e a orofaringe (parte inicial da garganta). No Brasil, estimam-se para 2016 cerca de 15 mil novos casos da doença, sendo o 5º tipo de câncer mais incidente entre homens e o 12º entre as mulheres em Goiás.

No nosso país, os cânceres de boca são mais frequentes entre homens, a partir de 40 anos e em indivíduos de cor branca (câncer de lábio e radiação solar).

Como aparece o câncer de boca? Esteja atento a estes sinais:

– Ferida na boca que não melhora em 15 dias;

– Caroço ou inchaço na boca ou pescoço;

– Manchas brancas, vermelhas ou escuras;

– Dificuldade para mastigar ou engolir;

– Dormência na língua ou em outra parte da boca;

– Sensação de ter algo preso na garganta;

– Rouquidão.

Quais são os fatores de risco?

  1. Tabagismo – é o grande vilão;
  2. Etilismo;
  3. Exposição à radiação solar (para o câncer de lábio);
  4. Infecção pelo papilomavírus humano (HPV) tipo 16. Esta é uma doença sexualmente transmitida.
    Em um cenário em que fosse possível eliminar o tabagismo e o etilismo, 72 %dos casos de cânceres de boca e orofaringe poderiam ser evitados.

Dicas de prevenção de Câncer de Boca:

  1. Parar de fumar;
  2. Limite o consumo de bebidas alcoólicas;
  3. Faça uma higiene bucal completa, com fio dental, escovação da língua, dos dentes. Faça um autoexame em frente ao espelho.
  4. Visite regularmente o dentista;
  5. Procure consumir diariamente pelo menos cinco porções de frutas, legumes e verduras (orgânicos de preferência);
  6. Tente evitar a exposição solar nos horários de radiação ultravioleta mais intensos, principalmente entre as 10h e às 16h;
  7. Utilize sempre roupas que protejam o corpo, chapéus e bonés de abas largas;
  8. Siga as orientações do dermatologista e use protetor solar no corpo sempre;
  9. Use sempre o Protetor Labial FPS 30 (passar 3 a 4 vezes ao dia);
  10. Uso de preservativos no sexo oral diminui o risco de infecção pelo HPV.

Atualmente, cientistas do mundo todo parecem convergir para uma solução menos milagrosa para o câncer que um elixir mágico, e, por isso, mais plausível: manter o câncer sob controle, garantindo mais anos de vida e o principal: mantendo a qualidade de vida. Entretanto, a prevenção ainda continua sendo o melhor caminho. Cuide-se.

Fonte: Boletim ano 6, n.3 setembro/dezembro 2016 de INCA –Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva / Ministério da Saúde Câncer: A prevenção. A luta. A vitória. Revista Superinteressante / abril 2015;

Elaborado pela Capitã Mariza de Almeida Salles, cirurgiã-dentista do Serviço Odontológico do Centro de Saúde Integral do Policial Militar (CSIPM) e revisado pela Ascom da Fundação Tiradentes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo