Faculdade da Polícia MilitarNotícias

CPC FIRMA TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA COM FUNDAÇÃO TIRADENTES

Por meio do programa educacional - Faculdade da Polícia Militar, o termo de cooperação firmado prevê a implantação de um projeto que vai levantar a condição física dos cerca de 1600 militares do Comando de Policiamento da Capital

Ao assumir o Comando de Policiamento da Capital, Coronel Câmara visando melhorar a condição física dos militares e como consequência a qualidade de vida de toda tropa, diligenciou uma parceria institucional com a Fundação Tiradentes, tendo vista que a missão da mesma é prover o bem-estar social, qualidade de vida e longevidade aos seus beneficiários por meio dos programas institucionais.

Essa parceria é fundamental para que os militares que entram na Polícia Militar do Estado de Goiás em ótimas condições físicas, mas que com a rotina de trabalho podem perder o preparo por falta de tempo para a atividade física, retomem a condição de excelência física e psicológica. Coronel Câmara, além do desenvolvimento do Programa de Saúde do Policial Militar nos Quartéis, determinou uma carga horária durante a rotina profissional nos quarteis, que deve ser dedicada à melhora da condição física. O objetivo é atingir os cerca de 1.600 policiais militares do efetivo pertencente ao Comando do Policiamento da Capital até o final de julho.

O projeto envolveu a Faculdade da Polícia Militar (FPM), instituição criada e mantida pela Fundação Tiradentes que vai, com suas competências científicas, desenvolver pesquisa e acompanhamento do programa. “A Faculdade da Polícia Militar entra nesse projeto com a ciência e tecnologia. Através dele nós vamos ajudar os policiais a terem mais saúde, orientar os planos de treinamento e o que podemos melhorar na qualidade de vida deles”, explica a professora doutora Linda Moreira, coordenadora do curso de Educação Física da faculdade.

O Programa de Saúde do Policial Militar nos Quartéis envolve avaliação física e psicológica. São nove atividades medidas além de um questionário que identifica fadiga, stress, entre outras condições. Segundo o Coronel Nascente, coordenador geral da FPM, além da avaliação de aptidão física será feito todo o acompanhamento da evolução do militar. “O objetivo do programa é avaliar a situação atual, inserir a atividade ao longo de pelo menos três meses, e reavaliar para acompanhar o desenvolvimento de cada militar, visando melhorar a qualidade de vida, condicionamento físico e melhora da capacidade laboral”, detalha Coronel Nascente.

 

Projeto piloto

Os primeiros militares já passaram pela avaliação do Programa. Três turmas dos 7º e 42º Batalhões, sob o comando dos Tenentes Coronéis Wallace e J. Batista, respectivamente, foram submetidas a essa avaliação no último final de semana, entre os dias 22 e 24 de abril. Na próxima semana a última turma será avaliada. Esse início do projeto piloto trouxe expectativa positiva entre os militares. “A volta da atividade física nos quarteis vai melhorar a condição física do militar, a saúde física a saúde psicológica. E isso se reflete diretamente no coletivo”, avalia o Ten Welton do 7º Batalhão da Polícia Militar.

Os profissionais da FPM, quatro professores e 15 alunos envolvidos no projeto também levarão para os batalhões vacinas Tríplice Viral dentro do projeto desenvolvido com a universidade holandesa, Radboud University Medical Center. 40% dos participantes foram imunizados.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo