Notícias

Conselho divulga documento para estimular planejamento de Goiânia

Codese A Fundação Tiradentes recebeu na tarde desta quarta-feira, 24, um dos exemplares da publicação Goiânia 2033 – Centenário. A edição foi divulgada pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Estratégico de Goiânia (Codese). A Fundação é membro da Câmara Técnica de Segurança do Conselho há cerca de três meses.

A publicação contém um mapa estratégico com quatro eixos: desenvolvimento econômico, desenvolvimento ambiental e urbano, desenvolvimento social e gestão pública. Juntos eles possuem 12 diretrizes que se desdobram em diversas propostas para Goiânia nos próximos 17 anos. A intenção é disseminar estas ideias entre planejadores e selar compromisso com administrações vindouras da Capital.

O Codese se apresenta como instrumento colaborativo, apartidário, cuja meta é que Goiânia chegue ao centenário através de uma conduta estrategicamente planejada. Sua função é analisar o ambiente e propor soluções de médio e longo prazo para diversas áreas.

Ele se articula com um plenário formado por diretorias e conselhos e contém 11 câmaras técnicas: vestuário e moda; turismo de negócios; polo educacional; polo tecnológico; logística e distribuição; negócios agropecuários; saúde; desenvolvimento urbano; melhoria da gestão pública; cidadania e segurança.

A Câmara Técnica de Segurança visa troca de experiências, trazer demandas comunitárias para organismos municipais envolvidos e sugerir soluções. Também é espaço para incentivar a elaboração de planos locais de prevenção e enfrentamento da violência nos bairros de Goiânia. Trata de temas como o papel da Guarda Municipal, melhorias na iluminação pública e revitalização de áreas sujeitas à criminalidade, além de parcerias com governos Federal e Estadual, entre outras.

IMG_20160824_154808230

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo