Notícias

Complexo de Saúde Promove Ação para Diabéticos

10444772_803906069634693_5112963332661171105_n
Realizado nas primeiras quartas-feiras do mês, PSPD conta com integração entre os participantes, músicas motivacionais, palestras e um café da manhã especial

Na quarta-feira, 04 de junho, às 8h30, o Programa de Saúde para o Diabético (PSPD) realizou no auditório do Hospital do Policial Militar (HPM) mais um encontro, promovido pelo Complexo de Saúde e coordenado pela Chefe do Departamento de  Serviço Social, Major QOSPM Vânia Alencar.

O encontro é realizado todas as primeiras quartas-feiras do mês e conta com o apoio da Fundação Tiradentes, presidida por Coronel QOPM Elói Bezerra de Castro Neto, sendo destinado aos Policiais Militares, dependentes e convidados que desejam prevenir complicações da Diabetes.

Nesta reunião foi feita uma integração com os participantes, com aferição de pressão e medição de glicemia, além de músicas motivacionais, orações e em seguida foi servido um café da manhã especial, tudo preparado com zelo pela equipe de Serviço Social do Complexo de Saúde, uma forma de motivar o processo de educação alimentar dos diabéticos.

DISCUSSÃO DE TEMAS

Em todos os encontros é preparada uma palestra com temas atualizados sobre o assunto. O deste mês foi Retinopatia Diabética, ministrado pela Oftalmologista Cap QOSPM Sílvia Porangaba Barbosa, que alertou aos participantes sobre o diagnóstico e prevenção desta enfermidade.

Segundo Sílvia, a doença no diabético acomete pequenos vasos, ocasionando hemorragias no olho, tirando toda a resistência dele. “A prevenção é a melhor abordagem para reduzir o risco de cegueira, por isso, é necessário que o paciente realize visitas periódicas ao Oftalmologista,” concluiu.

DEPOIMENTOS

10150561_803905996301367_6013873906013329860_n - Cópia
O policial aposentado, João Cassiano Silvério, 65 anos, há 18 anos participa do grupo e durante todo esse tempo faltou ao encontro apenas duas vezes. “Perdi três irmãos com essa doença, então o grupo ajudou na melhoria da minha qualidade de vida e também no apoio aos meus familiares.”
A senhora Maria Nilva de Lima, 59 anos, portadora da Diabetes Tipo 2, adquiriu a doença na gestação de seu primeiro filho, que também é diabético. Há 18 anos é participante assídua do grupo. “Era muito nervosa, mas estar aqui me faz sentir bem. Não tenho como agradecer o que o Serviço Social fez em minha vida, porque eles dão todo apoio que preciso”, ressaltou.
A senhora Maria Nilva de Lima, 59 anos, portadora da Diabetes Tipo 2, adquiriu a doença na gestação de seu primeiro filho, que também é diabético. Há 18 anos é participante assídua do grupo. “Era muito nervosa, mas estar aqui me faz sentir bem. Não tenho como agradecer o que o Serviço Social fez em minha vida, porque eles dão todo apoio que preciso.”

 

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo