Notícias

Câncer de Mama: prevenção e tabus citados em palestra na Fundação Tiradentes

Outubro Rosa 2016 (2)O Comando de Saúde da Polícia Militar de Goiás, por meio do Grupo de Epidemiologia e Pesquisa (GEP), com o apoio da Fundação Tiradentes, realizou ontem, 26, um evento voltado para a campanha Outubro Rosa. Na ocasião, foram recebidos no auditório da Fundação militares e colaboradores da instituição para assistir a palestras ministradas pelos profissionais: Dr. Antônio Eduardo Rezende de Carvalho, presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Goiás, e os doutores do Hospital do Policial Militar (HPM), 1º Tenente QOSPM Hugo Pereira Pinto Gama, especialista em Radiologia, e 2º Tenente QOSPM Dayane Clementino Moraes e Cunha, especialista em Mastologia.

Logo na abertura do evento, como uma das principais recomendações, o Dr. Antônio Eduardo chamou a atenção dos beneficiários para aproveitarem a excelente qualidade dos aparelhos e profissionais do HPM. O médico dedicou sua apresentação para evidenciar os riscos e números de câncer no Brasil, a importância da atividade física para prevenção, além de fornecer detalhes das reconstruções de mama. Finalizando sua palestra, o Dr. Antônio Eduardo reforçou a importância de tratar cada caso com sua devida especificidade.

Em seguida, assumiu para aula, o Tenente Hugo onde expôs sobre o diagnóstico e as possibilidades de exames que, em suas palavras, “por vezes se complementam, mas dificilmente se substituem”. O oficial disse que nossa missão durante a campanha é assumir a informação e divulgar. Para mais, ele explicou sobre como o câncer se desencadeia no organismo e como originou-se a campanha. Ele ainda valorizou a iluminação rosa na sede da Fundação Tiradentes e citou o uso das camisetas cedidas pela Sociedade de Mastologia. Um ponto significativo de sua aula, como chamou, foi quando desmistificou alguns tabus sobre a doença como, por exemplo, “falar de câncer atrai a doença” e, para agravar, o mito de que o exame para diagnóstico do câncer de mama poderia provocar câncer de tireoide, informação prejudicial ao tratamento precoce.

Para encerrar o evento, a Tenente Dayane comentou sobre os métodos contraceptivos, suas vantagens e desvantagens, e sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Isto porque, segundo a médica, algumas pacientes vão até o consultório para tratar as mamas e descobrem DSTs sérias.

É importante destacar que há uma portaria no Centro de Saúde Integral do Policial Militar (CSIPM) que determina às militares com mais de 40 anos a realização da mamografia anualmente. Para o exame, existe equipe altamente capacitada no HPM, disponível entre 7h e 17h, sem intervalo para almoço. É aconselhável estar com o resultado do último exame e o atendimento é por ordem de chegada.

Telefone para informações: (62) 3235-6130

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo