29 de agosto – Dia Nacional de Combate ao Fumo

O tabagismo é uma doença. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o tabagismo como a principal causa de mortes evitáveis e importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças pulmonares, cardiovasculares e o câncer. O tabagismo pode causar alterações na boca tais como: dentes amarelados, doença periodontal, língua saburrosa e conseqüente mau hálito, lesões potencialmente malignas e câncer bucal. O fumo também provoca alterações no paladar e no olfato.

Atualmente morrem cerca de 7 milhões de pessoas por ano no mundo por causa do cigarro, segundo a (OMS). De acordo com o  Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva  (INCA) cerca de 10% dos brasileiros fumam (cerca de 24 milhões) e mais 600 mil são fumantes passivos.

O HPM (Hospital do Policial Militar), tem um programa de combate ao tabagismo, etilismo e outras drogas ilícitas: Programa de Atenção Integral ao Policial Militar (PAISPM) este é composto por uma dedicada equipe multiprofissional que funciona há 21 anos, no HPM, e já acompanhou cerca de 800 policiais. Inscrição nos telefones: 3235-6136 e 3235-6139.

O Serviço Odontológico no HPM também a especialidade de Periodontia e o Exame de Prevenção de Câncer Bucal. Periodicamente, desde o ano de 2011, já foram realizados mais de 10 mil exames,  detectados cerca de 315 lesões diversas (algumas potencialmente malignas), sendo 5 casos de cânceres (três de boca, um laringe e um faringe). Inscrição: telefone 3235-6193.

Fonte: Cap. Mariza de Almeida Salles – Serviço Odontológico da PMGO

Responsável pelo  Exame de Prevenção de Câncer Bucal do CSIPM (Centro de Saúde Integral do Policial Militar)

Além disso verifique

Centro Odontológico abre inscrições para DEPENDENTES ACIMA DE 15 ANOS

O Serviço Odontológico da Polícia Militar do Estado de Goiás informa que serão abertas inscrições ...