Galeria de FotosNotícias

Evento aborda projetos nacionais que afetam direitos dos militares

IMG_20161125_090548872Pelo menos sete projetos que afetam a atividade ou direitos de policiais e bombeiros militares tramitam em Brasília. Alguns deles já caminham para desdobramentos em níveis estaduais. E uma mudança no regime jurídico que afete os direitos previdenciários dos militares é uma das discussões que “’estadualizaram’, e podem se tornar realidade”.

O alerta foi feito pelo Coronel Elias Miler, diretor da Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais (Feneme), em evento na Fundação Tiradentes, na manhã desta sexta-feira, 25.

O evento foi organizado pelo Assessor Parlamentar da Polícia Militar de Goiás no Congresso Nacional, Alessandri da Rocha, que vai assumir a presidência da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e Bombeiro Militar de Goiás (Assof). Além do projeto que visa alterar a previdência, do que fala de desmilitarização e outros, como a PEC 241-55 que vai afetar negativamente também a segurança, o encontro reuniu militares que foram eleitos ou já têm mandato como vereadores, deputados ou prefeitos com o objetivo de dar orientação para que seus mandatos sejam produtivos e sirvam de exemplo.

O Comandante-Geral da PMGO, Coronel Divino Alves de Oliveira, participou da abertura do evento e falou em “tratamento injusto” sobre a questão previdenciária dos militares. Entre os presentes no auditório da Fundação também estava o Subcomandante-Geral da PMGO, Coronel Carlos Antônio Borges; o Comandante do Policiamento da Capital, Tenente-Coronel Ricardo Rocha; os vereadores eleitos na capital, Sargento Novandir e Cabo Senna; o prefeito eleito de São Luís dos Montes Belos, Major Eudecírio; e o deputado estadual Major Araújo, recém eleito vice-prefeito de Goiânia.

O encontro serviu para uniformizar informações aos militares da ativa, da reserva e às pensionistas presentes, para tomarem conhecimento da complexidade de projetos que caminham e assim articular uma reação. “Estamos fazendo isto em vários estados”, destacou Miler que completou: “Não podemos deixar que a conta da histórica dívida social brasileira recaia sobre a família militar”. Uma mobilização nacional vai acontecer em Brasília.

Ele citou os desvios de recursos públicos e a sonegação de impostos como fontes que originalmente deveriam tomar a atenção dos governos para sanar a dívida pública, e não a sociedade que será atingida com medidas como a PEC 241. “Especialistas como auditores mostram que o governo (federal) está mentindo. E esta PEC terá desdobramentos nos estados, afetando vocês militares da ativa, aposentados e pensionistas”, enfatizou.

Para orientar os militares que foram eleitos a manterem mandatos eficientes, uma palestra foi proferida por Daniel Suzin, consultor da Câmara Federal, especialista em orçamento e professor do Centro de Formação da Câmara. Ele falou por exemplo sobre as formas eficazes de captação de verbas federais para as áreas de interesse dos seus eleitores.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo