Notícias

Laboratório Coronel Vasco Martins fez mais de 98 mil exames em 2015

VascoAlcançando quase 100 mil exames clínicos processados no ano passado, o Laboratório Clínico Coronel Vasco Martins Cardoso, mantido pela Fundação Tiradentes no Complexo de Saúde da Polícia Militar, atendeu mais de 13 mil policiais militares e seus familiares em 2015. Os resultados refletem os investimentos realizados pela instituição através do Fundo de Assistência Social (FAS) e de convênios com o Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo), visando contribuir com a saúde dos mais de 70 mil beneficiários da Fundação.

Na unidade foram aplicados aproximadamente R$ 300 mil no ano que passou apenas para a realização de exames, excluindo os demais custos. Os recursos destinados pela Fundação permitiram que o Laboratório registrasse 13% a mais de exames clínicos do que o volume processado no ano anterior.

Um total de 13.241 pacientes foi atendido em exatamente 98.348 exames em 2015 – eles fazem parte do universo de 70 mil atendimentos efetuados no Complexo de Saúde no ano passado. Esta quantidade de exames processados equivale a dizer que, de segunda a sexta-feira, quando o laboratório funciona, foram realizados 1.911 exames, ou seja, foram 382,20 análises clínicas por dia, girando em torno de 8,5 mil ao mês.

No Laboratório Vasco Martins são realizados cerca de 400 tipos diferentes de exames. E no ano passado, destaca o Chefe do Laboratório, Tenente-Coronel Sérgio Henrique Nascente Costa, a unidade ainda ampliou a realização de exames de ponta como os de Avaliação Hormonal, de dosagens de vitaminas, de doenças infecciosas, e de Marcadores Tumorais, necessários para o diagnóstico de câncer.

Em 2016 o fluxo de atendimento permanece crescente. De janeiro a maio deste ano já foram realizados 42.201 exames em um total de 5.387 pacientes, demonstrando a manutenção da eficiência na realização dos procedimentos laboratoriais.

A unidade tem competência técnica para a execução de exames em seis especialidades:

  • Bioquímica
  • Hematologia
  • Microbiologia
  • Parasitologia
  • Líquidos Corporais
  • Imunologia

Qualidade – “A qualidade do atendimento e dos serviços prestados pelo laboratório tem sido reconhecida por parte dos beneficiários da Fundação Tiradentes, tanto que a procura pela realização de exames cresceu muito nos últimos anos, chegando próximo à marca de 100.000 exames/ano”, frisa o chefe. E ele ainda ressalta que todo o espaço físico do ambiente laboratorial foi adequado às normas da Vigilância Sanitária, oferecendo ambiente agradável tanto para os clientes como para os colaboradores civis e militares.

Os exames mais procurados pelos policiais militares e suas famílias são: Hemograma; Glicemia; Perfil Lipídico; Perfil Tireoidiano e Antígeno Prostático Específico (PSA) para diagnóstico de doenças da próstata. Os exames são realizados através de guias do Ipasgo ou via desconto em folha de pagamento.

O aumento no número de pacientes nos últimos anos, enfatiza o Chefe do Laboratório Clínico,  reflete o empenho no desenvolvimento de um trabalho sério, “pautado na ética e na utilização de instrumentos de garantia de qualidade, que ajudam no diagnóstico e na prevenção das doenças que podem acometer a população miliciana e seus dependentes”.

Desde 2013 o Laboratório possui Certificado de Acreditação do Sistema da Gestão da Qualidade (NBR NM ISO 15189:2008), concedido pelo Sistema Nacional de Acreditação – DICQ. Isso significa que o Laboratório Clínico Coronel Vasco Martins Cardoso possui aprovação do seu Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e competência técnica para execução de exames laboratoriais em todas as suas especialidades.

O serviço laboratorial funciona de segunda a sexta-feira, das 06h30 às 18h00, por ordem de chegada.

 Informações: (62) 3235-6138 ou (62) 3235-6140

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo