Notícias

Redução de homicídios e grande apreensão de armas no 1º trimestre

Diploma Reunida no auditório da Fundação Tiradentes na manhã desta segunda-feira, 13, a cúpula da Segurança Pública de Goiás tratou da aferição dos resultados do setor no primeiro trimestre de 2015. O volume de armas apreendidas chamou a atenção, com 617 apreensões de janeiro a março, das quais, 415 armas foram apreendidas só em Goiânia por unidades militares e civis.

A Rotam, por exemplo, apreendeu 95 armas na capital e o 1º Comando Regional da PM em Goiânia realizou 293 apreensões no período. Os coordenadores de unidades e policiais militares e civis que se destacaram individualmente no número de apreensões receberam diplomas e elogios públicos do Secretário de Segurança Pública, Joaquim Mesquita, e do Comandande-Geral, Coronel Sílvio Benedito Alves. O presidente da Fundação Tiradentes, Tenente-Coronel Cleber Aparecido Santos acompanhou a divulgação do balanço junto a outras autoridades do setor.

Os dados divulgados pelo Observatório de Segurança Pública da SSP apontam para uma redução de 9,62% no índice dos homicídios no primeiro trimestre de 2015, com o registro de 611 casos, em comparação ao mesmo período do ano passado, quando ocorreram 676 homicídios no Estado. Em Goiânia também houve queda, com 133 casos registrados, de janeiro a março de 2015, contra 137 homicídios em 2014.

Todos os indicadores de violência apresentaram refluxo no período, mas os casos de roubos à residência e furtos e roubos de veículos ainda chamam a atenção na mancha criminal das áreas e regiões integradas de Segurança Pública (Aisps e Risps). No balanço do primeiro trimestre, 20 Aisps atingiram as metas de redução da criminalidade e seus coordenadores receberam elogios. Um deles foi o Major Edson Ferreira de Moura (foto), de Formosa, comandante do 16º Batalhão, se destacando pela apreensão de 40 armas.

De 7 Aisps de Goiânia, apenas duas não atingiram as metas, “mas, mesmo assim, a PM (dessas duas áreas) foi responsável pela apreensão de 15% de todas as armas apreendidas na somatória das 7 Aisps”, destacou o comandante do Policiamento da Capital, Coronel Divino Alves. Para ele, a aproximação institucional com a população tornou-se vital para o fortalecimento das ações de segurança e o atingimento das metas nos próximos trimestres do ano.

Mesquita finalizou fazendo um efusivo cumprimento às equipes civis e militares pelo bom resultado que ele estima ter sido o melhor trimestre de 2014 para cá. “Estamos no caminho certo, com desafios, dificuldades e intempéries, mas é o caminho certo”, afirmou.

De sua parte, o comandante-geral falou sobre a expectativa positiva de bater as metas nos próximos balanços.

Já o diretor-geral da Polícia Civil, João Carlos Gorski, falou sobre o desafio às autoridades presentes promoverem redução dos índices de roubos à residência e furtos e roubos de veículos que ainda estão em ascensão.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo