Notícias

Planos para Goiânia sustentável viram compromisso do novo prefeito

IMG_20161107_213417953A Fundação Tiradentes fez parte na noite de segunda-feira, 7, de uma solenidade que pretende marcar a história do desenvolvimento planejado de Goiânia. O evento, no Centro de Cultura e Convenções, foi organizado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia (Codese), para empossar o prefeito eleito, Íris Rezende Machado, como Presidente de Honra do Conselho. A cerimônia sela o compromisso de Íris Rezende para com as diretrizes e marcos de crescimento sustentável pretendidos para a capital em 2033, ano do Centenário de Goiânia.

A meta do Codese é que Goiânia, hoje na 45ª posição, seja, em 2033, uma das dez cidades com melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil nas dimensões que compõem o IDH: saúde, educação e renda.

IMG_20161107_201246258Os convidados que participaram da solenidade puderam dialogar com o futuro, dirigindo mensagens sobre os cenários que sonham para Goiânia daqui a 17 anos. As anotações foram seladas em papel transparente e colocadas dentro de uma cápsula do tempo, uma obra de arte que será aberta durante os festejos do centenário.

“Desenvolvimento sem sustentabilidade é condenar a sociedade à privação”, foi uma das mensagens do presidente do Codese, Renato de Sousa Correia, que ainda convocou os presentes a uma “cidadania pró-ativa”. Ele fez questão de cumprimentar nominalmente as instituições participantes, cujos líderes tiveram assento no palco durante a cerimônia.

Íris Rezende agradeceu efusivamente a homenagem e elogiou a iniciativa do Codese “que não ficou indiferente à política, e envolveu todos os candidatos a prefeito para selar compromisso pela cidade, independente de quem fosse o eleito”. Ele se referia à atitude do Conselho de dialogar com os candidatos e entregar a publicação que condensa suas propostas, o livro “Goiânia 2033 – O Centenário”. E finalizou destacando: “Minha responsabilidade com Goiânia se agigantou em mil vezes”.

Também discursaram na solenidade o presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Anselmo Pereira, representando o Legislativo Municipal; o deputado estadual Bruno Peixoto, pelo Legislativo Estadual; e o atual Vice-Prefeito de Goiânia, Agenor Mariano. A tônica geral dos discursos foi de ganho social com a articulação dos importantes segmentos que fazem parte do Codese para ajudar no planejamento da cidade nos próximos anos.

No Conselho a Fundação Tiradentes faz parte da Câmara Técnica de Segurança. Assim como ela, são associadas ao Codese: Acieg, Ademi, ADU, Ahpaceg, CAU/GO, CDL, CREA-GO, CRECI-GO, Faeg, FCDL, Fecomércio, Fieg, OAB-GO, Observatório Social de Goiânia, Sebrae-GO, Secovi-GO, Senge, Sepego, Sicoob, Sinduscon, Sinroupas. O auditório do Centro de Convenções de Goiânia ficou lotado por representantes e colaboradores das instituições associadas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo