Notícias

Jornal britânico divulga PROERD goiano

Pro 3m

É com grande satisfação que a Fundação Tiradentes, uma apoiadora do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), instituído pela Polícia Militar de Goiás, divulga material publicitário que saiu no jornal britânico The Guardian, no dia 22, abordando a força do programa no Brasil a partir do exemplo do PROERD em Goiás.

 

O PROERD tem como coordenadora estadual a major Cláudia da Silva Lira (foto ao final), que também é Diretora Financeira da Fundação Tiradentes, a quem a instituição parabeniza, junto com toda a excelente equipe envolvida no programa. A veiculação foi encaminhada por outra apoiadora do PROERD, a mineradora AngloAmerican.

 

Abaixo a tradução do material publicado pelo The Guardian (aqui a versão original)

 Promover a educação sobre drogas no Brasil: PROERD

Comunidades em todo o mundo estão tendo que lidar com o abuso de drogas e toxicodependência diariamente. No Brasil, apoiamos o projeto resistência ao abuso de drogas: PROERD, que fornece às crianças e aos pais habilidades que eles precisam para evitar o envolvimento com drogas, gangues e violência associada. Patricia Limeres Pires, Coordenadora de Relações com a Comunidade da AngloAmerican, nos diz mais:

Como empresa, nós nos esforçamos para fazer uma diferença positiva nas comunidades e regiões do entorno de nossas operações.

E é por isso que nós fornecemos o nosso apoio ao Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) – uma versão brasileira do programa Abuso de Drogas Educação Resistência programa (DARE), originalmente fundado nos EUA -, na última década.

O que é o PROERD ?

O PROERD é um programa educacional, ministrado por policiais, destinado a combater o uso e o abuso de drogas entre as crianças. Atualmente, 58 países têm implementado ensinamentos do programa , adaptando-o às realidades locais.

No Brasil, o programa tem uma forte presença no interior do estado de Goiás, e foi desenvolvido por policiais do 18º BPM da Polícia Militar do Estado de Goiás, em conjunto com escolas locais e com a Anglo American.

Entre 2004 e 2015, o PROERD beneficiou cerca de 29.500 crianças e adolescentes e 250 pais e responsáveis.

Como a Anglo American se envolve?

Apoiámos o PROERD desde 2006 e, nesta década de parceria, ajudamos a garantir que 24.000 participantes se formassem a partir do programa.

Nós fornecemos o apoio ao programa através do patrocínio de presentes para premiar os participantes com as melhores habilidades e atitudes de escrita, tornando a participação no programa ainda mais atraente. Nós também contribuímos através do reforço da sua capacidade para gerir o projeto e para medir seus progressos e resultados.

Nossa equipe de Relações com a Comunidade monitora o projeto através da participação nas aulas PROERD, bem como juntando os eventos de formatura e analisando regularmente os resultados dos relatórios.

O que a agenda do PROERD cobre?

O currículo PROERD é organizado em 10 lições semanais em sala de aula e é aplicado duas vezes por ano em escolas públicas e privadas de Catalão, Ouvidor, Goiandira, Nova Aurora Anhanguera, Cumari, Davinópolis e Três Ranchos.

As aulas são executados por policiais que visam educar os alunos sobre as conseqüências prejudiciais do envolvimento com drogas, com a ajuda de recursos de ensino, áudio-visuais e estudos de caso.

Abrange informações sobre drogas (tipos existentes, efeitos, como identificá-los); como fazer escolhas seguras e responsáveis; bem como uma variedade de outros tópicos, incluindo as leis de drogas e como resistir à pressão dos colegas.

É importante destacar que a educação não pára nas crianças.

Os pais também estão incluídos no programa, e são ensinados a ajudar seus filhos a lidar com as pressões e aprendem a proteger as crianças da violência.

Um objetivo essencial do PROERD é estabelecer o papel dos policiais militares na prevenção da violência das drogas e o papel da comunidade no apoio à polícia nesses esforços.

Funciona?

De acordo com a polícia militar local, o PROERD ganha cada vez mais o apoio e a confiança dos pais, alunos e educadores.

Eles também relatam que o PROERD tem contribuído para a redução significativa de jovens delinquentes envolvidos na violência, o uso e abuso de drogas, e ajudou a aumentar a confiança sobre os policiais que trabalham nas comunidades locais.

Fazer este tipo de diferença positiva é fundamental para a abordagem da mineração Anglo American.

 

O conteúdo desta página foi pago e fornecido pela Anglo American,  patrocinadora do projeto social.

 Fonte: The Guardian

Pro 2 m

 img_5471-300x400

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo