Notícias

Fardamento: Fundação realiza visita técnica para mapeamento de processo

A Fundação Tiradentes que desde 2012 implementou sua Gestão da Qualidade, vem se desenvolvendo para tornar cada vez mais seus processos transparentes, seguros e assertivos. Preparando-se para a transição da norma que certifica a instituição, a equipe de Processos tem revisado todos os escopos corporativos para identificar oportunidades de melhorias e entregar valor aos seus beneficiários. Nesta terça-feira, 22, representantes das gerências de Compras e de Projetos/Processos, e do Programa Fardamento visitaram a fábrica de Jaraguá que produz os enxovais. O objetivo foi mapear todas as etapas do processo de produção e aperfeiçoar os procedimentos do fornecedor, bem como da Fundação Tiradentes na entrega dos itens.

Semelhante ao observado na visita realizada pelo Diretor Presidente e gerentes nesta fábrica em 2015, o controle desenvolvido pela empresa chamou a atenção do novo grupo visitante. O sistema, baseado em código de barras, visa desde identificar cada rolo de tecido comprado pela Fundação, até impedir que calças e gandolas tenham nuances (tons de cor) diferentes, e ainda estabelece o controle de cada peça a partir dos lotes de tecido, sua metragem, o dia do corte, quem foi o funcionário que cortou e o outro que costurou, os que fizeram o acabamento (botões e casas, coberturas de bolsos), até as cortadeiras de pontas de linha, que são dez para as fardas fornecidas para os PMs de Goiás. Ou seja, tudo é anotado e monitorado por meio de uma ficha técnica.

Reforçamos que a Fundação conta com diversas empresas parceiras para o fornecimento de fardamento. As maiores delas desenvolvem os itens de farda dentro de um rígido processo de confecção e de controle, para que nenhum detalhe escape.

Nos próximos dias, a Fundação Tiradentes visitará a fábrica localizada em Goiânia para cumprir a atividade de mapeamento do processo de produção.

Entenda

A aquisição do fardamento funciona assim: o Estado repassa nos contracheques dos policiais o Abono de Fardamento que é retido pela Polícia Militar e repassado à Fundação para que esta faça a gestão dos recursos com o objetivo específico de obter os itens necessários ao fardamento da tropa.

A especificação e a aprovação das peças é feita pela Comissão de Aprovação de Amostras do Comando de Apoio Logístico da Polícia Militar. Só depois dessa especificação e da aprovação é que a Fundação Tiradentes adquire as peças, seguindo sempre as regras do seu Diretriz de Compras, sempre fiscalizado de perto pelo Ministério Público. Já os cronogramas de entrega seguem a definição respeitando o recurso orçamentário disponível.

Para rever a matéria publicada sobre a visita de 2015, clique no link: Fardamento – Fundação Tiradentes deslancha inovações tecnológicas

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo