Faculdade da Polícia MilitarNotícias

Faculdade da PM: Conselho de Curadores inicia análise de projeto

CC menor

O Conselho de Curadores da Fundação Tiradentes começou nesta quarta-feira, 8, a análise do projeto da Faculdade da Polícia Militar (FPM). O projeto foi aprovado pela Diretoria Executiva da instituição e depois seguiu para o Conselho que deve deliberar sobre o tema na sua próxima reunião.

Na sequência, o projeto seguirá para o Ministério Público Estadual onde a Curadoria de Fundações e Associações dará seu parecer, em razão de ser o órgão fiscalizador da Fundação Tiradentes, instituição que será a mantenedora da FPM.

Bolsas de estudo – A proposta em análise contempla bolsas de estudo parciais para os beneficiários da Fundação Tiradentes que forem aprovados nos vestibulares da futura instituição de ensino superior. A sociedade em geral também poderá se inscrever aos cursos de graduação, pós-graduação e extensão que estão sendo estudados.

A FPM surge como opção para dar continuidade ao ensino oferecido pelos 18 colégios militares que funcionam em Goiás, ocupados por crianças e jovens filhos de policiais militares ou de famílias de civis. O diretor-presidente da Fundação Tiradentes, Tenente-Coronel Cleber Aparecido Santos, enfatiza que a FMP será voltada para “valores humanos”.

A missão da faculdade, uma instituição privada, envolverá civismo e cidadania mediante a disciplina –  nos mesmos moldes dos colégios militares que têm encontrado grande êxito em seus métodos de ensino -, buscando a formação de profissionais éticos, inovadores e transformadores da sociedade. Pressupostos também da mantenedora, conhecimento com excelência e compromisso social igualmente serão marcas da futura instituição.

Ao apresentar o projeto, o presidente salientou aos conselheiros que a implantação dos cursos vai ser pautada pela preocupação em oferecer laboratórios e espaços para pesquisas. Analisando a realidade estadual, ele tomou por referência o relatório do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) divulgado em 2014, no qual o estado de Goiás obteve nacionalmente a melhor nota no ranking: 3,8 para uma meta que era de 3,4.

Goiás possui cerca de meio milhão de alunos na rede estadual. No âmbito destes colégios públicos, têm destaque os 18 colégios militares que obtiveram bons resultados no Ideb e Exame Nacional do Ensino Médico (Enem). A primeira unidade desses colégios foi implantada em 1998.

Atualmente, cerca de 20 mil alunos estão matriculados nas 18 unidades de ensino militares, um público que manifesta muitas vezes o desejo por um ensino superior com a mesma metodologia. E a filosofia de ensino desses colégios militares é exatamente a que inspira o projeto apresentado.

DE menor

Foto: Diretoria Executiva aprovou o projeto da FPM e o remeteu ao conselho.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo