Notícias

Evento científico abordará ações pela saúde na PM-GO

I Semana Científica da Saúde

Durante os dias 1º e 05 de dezembro, acontecerá a I Semana Científica da Saúde da Polícia Militar de Goiás (PMGO), uma ação do Grupo de Epidemiologia e Pesquisa (GEP) do Comando de Saúde da Polícia Militar de Goiás, em parceira com a Fundação Tiradentes.

O evento visa promover a saúde dos militares e prevenir doenças entre os integrantes da corporação, com ênfase às atividades desenvolvidas em 2014 pelo GEP no Complexo de Saúde e em outras unidades da Policia Militar, voltadas aos policiais militares e seus familiares (confira abaixo*).

O dia de abertura da Semana, 1º de dezembro, foi escolhido devido à comemoração do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, data  adotada em 1987 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), juntamente com a Organização das Nações Unidas (ONU), como uma forma de conscientizar a população sobre a doença. Apesar de a campanha ser mundial e amplamente divulgada, ainda existe muita desinformação e preconceito sobre a Aids.

Por este motivo, o GEP promoverá nesse dia, às 14h, na Academia de Polícia Militar de Goiás, uma palestra com a infectologista do HPM, Major Letícia Mara Conceição Aires. Ela abordará a Aids e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), com foco na prevenção, sintomas e orientações sobre as formas de contágio. Em seguida, será ofertada a coleta de sangue para um teste rápido do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), causador da Aids, mediante sigilo e consentimento esclarecido dos participantes.

Encerramento

No dia 05 de dezembro às 8h, o auditório da Fundação Tiradentes sediará a cerimônia de encerramento das atividades da I Semana Científica da Saúde da PMGO. Haverá uma palestra ministrada pelo psicólogo Rodrigo Dueti, coffee break e um estande de orientações diversas sobre saúde. Foram convidados representantes de diversas unidades da PMGO e outras autoridades para a cerimônia.

*A divulgação das atividades do GEP passará por três lugares distintos:

  • Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás (SSPGO);
  • Fundação Tiradentes;
  • Complexo de Saúde da PMGO / Hospital do Policial Militar (HPM);

Nestes locais, as atividades desenvolvidas pelo GEP em 2014 serão divulgadas por meio de banners ilustrativos contemplando:

  • I Jornada de Saúde dos Militares de Goiás – 06 e 07 de junho de 2014;
  • Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais – 28 de julho de 2014;
  • Semana de Combate ao Fumo – 25 a 29 de agosto de 2014.
  • I Gincana de Doação e Arrecadação de Alimentos e Brinquedos – 15 de setembro a 06 de outubro de 2014;
  • Campanha Outubro Rosa (Prevenção do câncer de mama) – 16 de outubro de 2014;
  • Dia Mundial do Diabetes – 14 de novembro de 2014;
  • Campanha Novembro Azul (Diagnóstico precoce do câncer de próstata) – 19 de novembro de 2014;

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo