Notícias

Codese é debatido na Câmara Municipal com a presença de integrantes

IMG_20170322_102703282A Fundação Tiradentes participou, na manhã desta quarta-feira, 22, de uma sessão na Câmara Municipal de Goiânia em que um dos assuntos foi a atuação do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia (Codese). A Fundação faz parte da Câmara Técnica de Segurança  do Codese.
Diversos vereadores se manifestaram com questionamentos e elogios ao Conselho, instituído com a meta de estimular que Goiânia, hoje na 45ª posição, seja, em 2033, ano do Centenário da capital, uma das dez cidades com melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil nas dimensões que compõem o IDH: saúde, educação e renda. Membros da direção da Fundação, e alguns colaboradores, participaram da sessão junto com líderes das empresas e instituições que fazem parte do Codese.
Os pronunciamentos foram comentados e respondidos da Tribuna pelo presidente do Codese, Renato de Sousa Correia. Ele fez uma apresentação suscinta do trabalho realizado pelo Conselho como contribuição para reposicionar o desenvolvimento de Goiânia, o que refletirá no crescimento mais racional e sustentável também da Região Metropolitana.
Ficou claro pelas manifestações o interesse dos parlamentares de participar das agendas, assim como o desejo de clareza em relação à autonomia do Poder Executivo e do próprio Codese sobre assuntos de interesse da sociedade goianiense, e até mesmo quais empresas fariam obras indicadas a partir dos estudos do Conselho. A conjuntura nacional, com empresas de ramos diversos – como da construção civil e da indústria de alimentos – envolvidas em escândalos e corrupção, foi citada como motivo para as preocupações, já que os parlamentares desconheciam a representatividade do Conselho. Os vereadores foram informados, então, de que diversos setores, inclusive instituições de ensino superior e organizações do Terceiro Setor, integram o Codese.
Ainda em resposta Correia antecipou convite para que haja um termo de cooperação para que vereadores integrem as câmaras técnicas, esclarecendo que licitações e parcerias público-privadas deverão reger a implantação de futuros empreendimentos de interesse público norteados pelo Codese. Ele ainda afirmou que a proposta de termo de cooperação que está em andamento com a Prefeitura de Goiânia pode sofrer alterações para atender sugestões do Legislativo. “Podemos mudar cláusulas”, exemplificou.
O Codese enviou exemplares da publicação Goiânia 2033 – Centenário. O livro contém um mapa estratégico com quatro eixos: desenvolvimento econômico, desenvolvimento ambiental e urbano, desenvolvimento social e gestão pública. Juntos eles possuem 12 diretrizes que se desdobram em diversas propostas para Goiânia nos próximos 17 anos. A intenção é disseminar estas ideias entre planejadores e selar compromisso com administrações atuais e vindouras da Capital.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo