Notícias

29 de agosto – Dia Nacional de Combate ao Fumo

O tabagismo é uma doença. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o tabagismo como a principal causa de mortes evitáveis e importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças pulmonares, cardiovasculares e câncer. O tabagismo pode causar alterações na boca tais como: dentes amarelados, doença periodontal, língua saburrosa e consequente mau hálito, lesões potencialmente malignas e câncer bucal. O fumo também provoca alterações no paladar e no olfato.

Atualmente morrem cerca de 7 milhões de pessoas por ano no mundo por causa do cigarro, segundo a (OMS).De acordo com o  Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva  (INCA) cerca de 10% dos brasileiros fumam (cerca de 24 milhões) e mais 600 mil são fumantes passivos.

No Hospital do Policial Militar (HPM), temos um programa de combate ao tabagismo, etilismo e outras drogas ilícitas: Programa de Atenção Integral ao Policial Militar (PAISPM) este é composto por uma dedicada equipe multiprofissional que funciona há 21 anos, no HPM, e já acompanhou cerca de 800 policiais. Inscrição nos telefones: 3235-6136 e 3235-6139.

O Serviço Odontológico do HPM também oferece a especialidade de Periodontia e o Exame de Prevenção de Câncer Bucal.Periodicamente, desde o ano de 2011j, já foram realizados mais de 9 mil exames,  detectados cerca de 290 alterações diversas (inclusive potencialmente malignas), sendo 4 casos de tumores malignos e um 5º maligno caso a ser confirmado.

Inscrição:telefone é 3235-6193.

Fonte: Cap. Mariza de Almeida Salles

Responsável pelo  Exame de Prevenção de Câncer Bucal do CSIPM (Centro de Saúde Integral do Policial Militar)

TAGS

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo