Notícias

Comandante Geral da PMGO destaca avanços e aponta investimentos na área de segurança

Avanços_PMGO_Site_Polícia.
O Comandante Geral da Polícia Militar de Goiás, Coronel Silvio Benedito Alves, realizou um balanço positivo das ações realizadas pela corporação em todo o Estado. O balanço foi feito na tarde desta segunda-feira, 12 de maio, na Academia da PM, durante encontro com os formandos do Curso Superior de Polícia (CSP) e os 1,1 mil soldados que iniciaram o estágio operacional na última semana.

Na avaliação do Comandante Geral da PM, os investimentos realizados pelo Governo do Estado nos últimos anos têm contribuído para o fortalecimento operacional, através da modernização da frota, aquisição de equipamentos e reforço na área tecnológica da corporação. Ele destacou ainda a importância da reestruturação do efetivo e as políticas de valorização profissional.

Combate ao tráfico de drogas

Para combater a criminalidade e reforçar a segurança da população, coronel Silvio Alves fez uma análise positiva das ações contra o tráfico de drogas em Goiás, com o reforço do trabalho preventivo nos centros urbanos e as operações desencadeadas pelo Comando de Operações de Divisas (COD). Desde que foi criado, em abril de 2012, a unidade especializada da PM já apreendeu mais 10 toneladas de entorpecentes em diferentes municípios de Goiás.

Policiamento especializado

Em abril de 2013, com o retorno da Rotam às ruas, 24 horas, o Comando Geral da corporação intensificou o processo de reestruturação e fortalecimento do policiamento especializado no Estado. A unidade conquistou sua sede própria, triplicou seu efetivo e quadruplicou o número de equipes nas ruas.

O Comandante Geral da PM falou também sobre a ampliação dos efetivos da Companhia de Operações Especiais (COE), Batalhão de Choque, Canil, Esquadrão Antibombas e Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva (Giro). “Em Aparecida de Goiânia e na cidade de Goiás criamos Companhias de Patrulhamento Especializado (CPEs), além de apoiar a expansão dos Grupos de Patrulhamento Tático (GPTs) no interior”, complementa.

Reforço no efetivo 

Consolidando o avanço de um importante passo no processo de reforço no efetivo, a Polícia Militar iniciou em janeiro, o curso de formação de 1,1 mil soldados aprovados no último concurso público e a inclusão de soldados do Serviço de Interesse Militar Voluntário Estadual (Simve).

Polícia Comunitária

O policiamento comunitário, eficiente modelo de interação e trabalho conjunto, se tornou mais presente nas cidades goianas. Silvio Alves destacou a consolidação de parcerias com a comunidade e a implantação do programa Ronda de Quarteirão.

Inspirado no modelo colombiano, esta nova modalidade de policiamento tem como principal objetivo estreitar os laços entre a PM e o cidadão. O programa foi criado em novembro de 2013 e contribui, principalmente, com a redução de furtos e roubos na capital.

Valorização profissional

No aspecto institucional, o comandante-geral da PM considera como grandes avanços: a redução de interstícios para promoção de soldados e cabos, reposição salarial, celebração de convênio para construção de creches, ampliação do Hospital da Polícia Militar (HPM) e a construção da Policlínica para atender policiais militares que trabalham no Entono do Distrito Federal.

Colégios militares

Na área educacional, o comandante falou sobre a criação de doze novos colégios militares autorizados pelo Governo do Estado. Com a criação dos novos colégios, Goiás passa a ter 18 unidades militares. Os municípios de Jataí, Porangatu, Quirinópolis, Goiás, Goianésia, Inhumas, Valparaíso, Novo Gama, Anápolis, Jussara, Aparecida de Goiânia e Formosa, sediarão as novas unidades escolares.

Texto: Soldado Rafael Cardoso
Fotos: Soldado Adair Lourenço

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo