Notícias

Cerimônia Solene da FPM é marcada por discursos alusivos aos valores militares

A Faculdade da Polícia Militar (FPM) foi promotora neste dia 05 de março de 2018, da Cerimônia Solene de Abertura da FPM a autoridades militares e políticas, corpo docente e discente. Para isto, contou com a presença do Governador do Estado, Marconi Perillo, Secretário de Segurança Pública, Irapuan Costa Júnior, Comandante-Geral, Coronel Silvio Vasconcelos, Subcomandante, Coronel Ricardo Rocha, Promotora de Justiça, Marlem Gleidis Ferreira, Deputado Federal, Jovair Arantes, Deputado Estadual, Virmondes Cruvinel, diretores da FPM Tenente-Coronel Cleber Aparecido Santos, Coronel Waldemar Naves do Amaral e o Tenente-Coronel Ubiratan Reges de Jesus Júnior, e o Superintendente Professor Arsênio Sales. Para além destes, que compuseram a mesa diretiva, estavam presentes representantes do quadro de oficiais combatente, oficiais de saúde, coordenadores, professores, alunos e civis. O evento formalizou junto à corporação militar e sociedade goiana o início da instituição mantida pela Fundação Tiradentes.

O evento respeitou de forma dignificante todas as tradições militares, a exemplo, deslocamento do pavilhão nacional e cântico do Hino Nacional, e deferência ao comando. Aos princípios da mantenedora Fundação Tiradentes e padrões do ensino superior, houveram a entrega da Medalha da Ordem do Mérito da Fundação Tiradentes, imposição das borlas, juramento, sendo todos os atos seguidos pelos discursos das autoridades.

O Comandante Coronel Vasconcelos, na sua oportunidade enalteceu o momento vivido pela instituição, dizendo “é com imensa satisfação que celebramos nesse dia um feito histórico: a inauguração da Faculdade da Polícia Militar do Estado de Goiás, antes um sonho, hoje se torna uma realidade para nossa corporação. Esse é um projeto pioneiro no Brasil e mais uma vez nosso estado se sobrepõe em matéria de educação, segurança e desenvolvimento[…] O que se pretende aqui é estender a educação superior à excelência do ensino já obtido pelos colégios militares estaduais. […]”. Manifestou ainda, os seus votos e o reconhecimento da equipe que encabeçou a inciativa: “desejamos muito sucesso a este grandioso projeto que com certeza inicia com toda intensidade graças a dedicação e experiência dos nossos dirigentes e todas as outras pessoas envolvidas direta ou indiretamente. Aos nossos alunos que dão aqui um exemplo de aceitação de civismo e hierarquia sejam bem-vindos a nossa metodologia cultural militar de trabalho, baseado em um ambiente de envolvimento e cooperação garantido pelo comprometimento com os nossos valores institucionais, quais sejam a ética, o respeito, a transparência, a hierarquia e a disciplina”.

“Projetos bem-sucedidos conquistam reconhecimento e se expandem. A Faculdade da Polícia Militar (FPM) do Estado de Goiás, que tem hoje sua aula inaugural confirma essa realidade, ao surgir como desdobramento natural do êxito dos colégios militares em Goiás”, reforçou o Governador Marconi Perillo. O Governador destacou a base da Fundação Tiradentes, mantenedora da FPM, ao dizer que a “FPM dá início as suas atividades com os cursos de Biomedicina, Enfermagem e Educação Física, e o respaldo da credibilidade da Fundação Tiradentes cujo trabalho de assistência social há mais de 15 anos à nossa valorosa Polícia Militar é garantia de sucesso para que esta que, é a primeira instituição de ensino superior militar do país, seja um modelo nesse sentido”. Por fim, enfatizou os valores humanos que são vivenciados no ensino militar, como “o respeito, princípio, disciplina, civismo, cidadania, estamos formando pessoas de bem preparadas para desempenhar seu papel e se destacar nas profissões escolhidas.

Por fim, outro momento marcante foi o lançamento do livro História dos Colégios Militares do Estado de Goiás e Faculdade da Polícia Militar – FPM, que narra este relevante trajeto pelo qual percorre o ensino de civismo e cidadania no estado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo