Notícias

31 de Maio – Dia Mundial sem Tabaco

O tabagismo é uma doença. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o tabagismo como a dependência da droga nicotina.

A OMS também considera o tabagismo como a principal causa de mortes evitáveis e importante fator de risco para o desenvolvimento das doenças  como câncer, doenças pulmonares e cardiovasculares. Atualmente morrem cerca de 6 milhões de pessoas por ano no mundo por causa do cigarro.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) cerca de 10% dos brasileiros fumam (24 milhões) e temos 600 mil fumantes passivos (pessoas próximas que respiram a fumaça involuntariamente).                                                                                                                                                                                 A boa notícia é que o número  de brasileiros que fumam caiu 30% nos últimos nove anos, o que representa “uma história de sucesso”em saúde pública.

O fumo também ocasiona alterações nas papilas gustativas da língua, o que impede que o fumante sinta o real sabor dos alimentos. Também é prejudicial para a mucosa do nariz prejudicando o olfato .

Portanto, o fumante “troca” o simples  prazer da percepção dos diversos sabores dos alimentos  e dos perfumes das flores e dos cosméticos pelo prazer da nicotina.

No HPM (Hospital do Policial Militar) temos um programa de combate ao tabagismo, etilismo e outras drogas ilícitas: PAISPM-Programa de Atenção Integral ao Policial Militar. Este programa é coordenado pela equipe de Assistentes Sociais e compreende uma equipe multiprofissional do HPM comprometida em dar suporte às pessoas que desejam abandonar o uso indevido de drogas e, melhorar sua qualidade de vida.

Este programa funciona no HPM há 21 anos e já reabilitou mais de 800 policiais. Os interessados podem ter todas as informações e fazer sua inscrição nos telefones: 3235-6136 e 3235-6139.

Também temos no Serviço Odontológico do HPM o Exame de Prevenção de Câncer Bucal.

Este Exame é realizado nos policiais convocados pelo Centro de Saúde Integral do Policial Militar-CSIPM, no período matutino, desde 2011. Já foram realizados cerca de 9 mil exames e  detectados  4 casos de cânceres e diversas outras doenças na boca.

Os  fumantes e ex-fumantes ou pessoas que apresentarem alguma ferida/alteração na boca que não cicatriza, também pode agendar um horário para a realização deste exame. O telefone é 3235-6193.

Deixe de fumar e tenha fôlego para enfrentar os desafios da vida.

 

Fonte: Cap. Mariza de Almeida Salles

Serviço Odontológico da PMGO

Coordenadora do Exame de Prevenção de Câncer Bucal do CSIPM (Centro de Saúde Integral do Policial Militar)

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo