Jornada de Saúde dos Militares de GoiásNotícias

Fundação Tiradentes e Complexo de Saúde dão início à I Jornada de Saúde dos Militares de Goiás

Foto_03
Foi dada a largada para a I Jornada de Saúde dos Militares de Goiás com o tema “Saúde do Militar no 3º Milênio”. O evento que conta com o apoio da Fundação Tiradentes, presidida por Coronel QOPM Elói Bezerra de Castro, começou nesta sexta-feira, 06 de junho, às 07h30, no auditório da Fundação Tiradentes e permanece até sábado, 07 de junho, às 12h.

Promovida pelo Comando de Saúde da Polícia Militar de Goiás (PMGO), sob o Comando do Coronel QOSPM Naldimar Lourenço Barbosa e coordenada pelo Coronel QOSPM Waldemar Naves do Amaral, o evento recebeu mais 200 militares, sendo que os palestrantes abordaram temas relevantes à saúde dos profissionais de Segurança Pública, assim como caminhos e perspectivas para assuntos polêmicos como a Agregação e Reforma do Policial MilitarTranstornos Mentais e suas ConsequênciasTranstornos da Ansiedade e Depressão e o Serviço Militar.

Segundo  Naldimar Lourenço Barbosa, Comandante de Saúde, a Jornada dá a oportunidade de mostrar aos policiais militares os serviços disponíveis, além de possibilitar a troca de conhecimentos. O coronel afirma, ainda, que um dos grandes debates da jornada será o projeto que prepara o policial militar para se aposentar.

FOTO
TRANSTORNOS DA ANSIEDADE

Pela manhã o Médico Psiquiatra, Capitão Flávio Augusto de Moraes, do Corpo de Bombeiros de Goiás, trouxe aos participantes o esclarecimento sobre os transtornos da ansiedade. “Os operadores de segurança pública estão mais suscetíveis a terem esse tipo de transtorno, principalmente os bombeiros, por lidarem com situações extremas, que envolvem a vida e a morte, presenciarem acidentes mais graves em que precisam tem o controle emocional para lhe darem com a situação”, pontuou.

DEPRESSÃO E O SERVIÇO MILITAR

A palestra da psicóloga e sargento da Polícia Militar do Estado de Goiás, Augusta Nóbrega de Oliveira, chamou a atenção dos presentes por abordar um assunto importante, não apenas para o Policial Militar, mas para a comunidade em geral: a depressão.

Considerados por muitos o mal do século, a depressão passou a fazer parte da lista de doenças sofridas pelos profissionais de segurança pública. Para Augusta, um dos grandes problemas enfrentados pelo policial militar é o conflito gerado pelo exercício da profissão e a complexa relação com a sociedade. “O policial militar vive um conflito de emoções, pois ele antes de entrar para a Polícia Militar, ele era um civil que dependia do Estado e ao se tornar um policial militar, ele passa a ser uma extensão do Estado”, enfatizou.

collage

ORGANIZAÇÃO DO EVENTO
A equipe organizadora do evento também teve destaque, já que atendeu com prontidão todas as solicitações, deixando o ambiente organizado, garantindo aos participantes local limpo, boa estrutura e ambiente climatizado. Além é claro, de oferecer aos militares um delicioso e saudável lanche para dar continuidade às atividades.

Outros temas como a Saúde Bucal e o Policial MilitarPrograma Saúde Bucal, Exame de Prevenção de Câncer Bucal também serão abordados devido ao trabalho de reconhecimento nacional que o HPM desenvolve na área odontológica.

Fonte: PM5 e Fundação Tiradentes
Leia mais: http://www.pm.go.gov.br/Portal1/index.php?link=2&idc=79511&idt=2

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo