Faculdade da Polícia MilitarGaleria de FotosNotícias

ITA: Integrantes da FPM, PMGO e Fundação Tiradentes conhecem modelo de ensino

20160505_080128Um novo grande marco de relacionamento da Faculdade da Polícia Militar (FPM) foi atingido na quinta-feira, 5, com uma visitação técnica ao Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP), por integrantes da FPM, Fundação Tiradentes e Polícia Militar de Goiás. Gerando produção científica de ponta por militares e civis, e ligado à Força Aérea Brasileira, o ITA é, reconhecidamente, um modelo de instituição de ensino superior entre os mais respeitados do mundo.

Conhecer estratégias do instituto para alcançar resultados tão significativos e que envolvem similitudes com aspectos do projeto da FPM – tais como a presença de civis e de militares em cursos com uma metodologia de ensino centrada no aluno -, foi o foco da visita. A FPM é mantida pela Fundação Tiradentes, instituição ligada à PMGO. Na última semana ela obteve sua terceira nota 4 – de uma avaliação cujo máximo é 5 – nos cursos que vai oferecer assim que o Ministério da Educação (MEC) finalizar as análises. Até 2021, a FPM planeja oferecer 24 cursos.

Participaram da visita o Subcomandante-Geral da PMGO, Coronel Carlos Antônio Borges; o Diretor-Presidente da Fundação Tiradentes, Tenente-Coronel Cleber Aparecido Santos; os Tenentes-Coroneis Ubiratan Reges de Jesus Júnior e Waldemar Naves do Amaral e o Capitão Marcos Rabelo todos da PMGO; a Gerente de Projetos e Processos da Fundação Tiradentes e a Assessora de Comunicação da instituição, respectivamente, Sarah Cínthia e Marília Assunção.

O grupo foi recepcionado pelo Pró-Reitor de Graduação do ITA, o Professor Carlos Henrique Costa Ribeiro, Ph.D em Ciência da Computação (foto abaixo, de óculos). Ele historiou o contexto que levou o instituto a ser a referência que é nas seis engenharias que disponibiliza. Um dos pontos chave para o sucesso, explicou, é o que a comunidade da instituição chama de “disciplina consciente”, ou seja, uma cultura de confiança tão arraigada que leva muitos professores do ITA a entregarem as provas para que os estudantes respondam em sala ou nos alojamentos, sem qualquer controle, e que, mesmo assim, alguns devolvam as provas sem todas as respostas, revelando que não houve troca de conteúdo.20160505_093514

Outro exemplo dessa cultura está no fato de os alunos do instituto se manifestarem em primeiro lugar nos conselhos da instituição quando o caso envolve indisciplina ou falta de ética. “Mesmo sem haver um código de ética formal, as transgressões são raras e geralmente a pena sugerida pelos alunos é superior ao entendimento do próprio conselho”, acrescentou.

O ITA possui 150 docentes, 700 alunos de graduações em engenharia e 1.100 alunos de pós-graduações. A carga de disciplinas na unidade é superior à prevista em lei e a frequência exigida nas aulas é de 85% em teóricas e laboratoriais, envolvendo de 6 a 8 disciplinas por semestre. “A taxa de evasão é considerada baixíssima, de 6 a 8%”, finalizou.

Do Laboratório de Pesquisa em Guerra Eletrônica e Vigilância Eletromagnética da Amazônia (Lab-GE), onde funcionam as pós graduações do ITA, surgiu abertura a parcerias de interesse mútuo tanto com a PMGO, quanto com a FPM. Foi o tom da explanação do Chefe do Lab-GE, Tenente-Coronel da Força Aérea Olympio Lucchini Coutinho, cuja equipe também fez apresentações aos visitantes. “O laboratório tem aplicações operacionais (voltadas a combate) da FAB”, observou o oficial, citando ações importantes e de interesse de outras forças, tais como as polícias, a exemplo da chamada “guerra eletrônica”.

Apresentando as instalações e tirando dúvidas do grupo junto com os oficiais que atuam no Lab-GE, foram exibidos detalhes de soluções tecnológicas surgidas em cursos como a especialização em Análise de Ambiente Eletromagnético que envolve justamente a guerra eletrônica e a guerra antissubmarina. “Um dos nossos pilares é a pesquisa de vanguarda em pós-graduação”, pontuou o oficial, citando que os alunos são em quase totalidade oficiais das Forças Armadas, geralmente pilotos, mas que há casos de civis e de estrangeiros especializando no ITA.

Acompanhada pela Relações Públicas do instituto, a Tenente Raquel, a visita estreitou relacionamentos entre os integrantes das instituições goianas e os docentes do ITA com os quais tiveram contato. Durante a apresentação, o grupo foi convidado por um professor a assistir uma rápida demonstração de um estudo prático em um dos auditórios do instituto, com a exposição do próprio aluno.

Esta visita foi a segunda em unidade ligada às Forças Armadas para aproximação institucional com foco na FPM. A primeira foi à Base Aérea de Anápolis.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo